Já fez LIKE no TVI Notícias?

Facebook utilizado para falso negócio de anti-vírus

Relacionados

Utilizadores acreditam que estão infectados com o vírus e são «apanhados»

Surgiu a 56.ª variante da família de worms Boface. Cada uma destas variantes foi especialmente desenvolvida para utilizar o Facebook para distribuir e transferir malware (programas criados para se infiltrarem nos computadores).

Facebook: 200 milhões de contas invadidas por «hackers»

PUB

«Isto deve-se essencialmente à enorme popularidade global desta rede social e ao potencial que oferece por alcançar inúmeros utilizadores», refere o comunicado da Panda Security.

Uma das variantes utiliza o Facebook para transferir e instalar um falso antivírus levando os utilizadores a acreditar que se encontram infectados e consequentemente deverão comprar o falso antivírus.

Segundo dados do Panda ActiveScan, 1% de todos os computadores analisados estão infectados com a variante Boface.

O negócio de falsas soluções anti- malware é uma das mais frequentes actividades do cibercrime, tendo em conta o número de exemplos em circulação.

Como se propaga

O novo worm Boface.BJ chega aos computadores de diversas formas: mensagens de e-mail com anexos, downloads da Internet, ficheiros transferidos via FTP, canais IRC, redes de partilha de ficheiros P2P. Os utilizadores são infectados sem se aperceberem.

Após o computador ficar infectado, o worm demora quatro horas a entrar em acção. Caso o utilizador infectado utilize a sua conta do Facebook, o vírus é activado e envia uma mensagem para toda a rede de amigos, incluindo o próprio utilizador.

PUB

Relacionados

Últimas