Já fez LIKE no TVI Notícias?

Halibut: mais lotes retirados

Laboratório garante que medicamento alterado não causa «danos à saúde»

O laboratório responsável pela pomada Halibut, indicada para a regeneração de tecidos, informou hoje que está a retirar do mercado 12 lotes de embalagens de 50 gramas e 18 de 100 gramas, em virtude de ter detectado água transpirada do produto, noticia a agência Lusa.

A retirada voluntária dos 12 lotes de 50 gramas de Halibut já tinha sido conhecida, mas o laboratório informou hoje que as mesmas alterações - «que não provocam quaisquer danos à saúde dos utilizadores» - foram detectadas em 18 lotes de 100 gramas do produto.

PUB

Até agora, a autoridade portuguesa do medicamento ordenou a suspensão da comercialização de 13 lotes de 50 gramas da pomada Halibut.

De acordo com o laboratório Grünenthal SA, esta alteração de apresentação no medicamento resulta numa «variação do seu aspecto pela libertação de uma pequena parte da água que integra a composição normal do produto».

Não existe «qualquer alteração ou deterioração da sua composição química», garante o laboratório.

«As embalagens de produto que apresentem esta alteração poderiam continuar a ser utilizadas sem risco para a saúde, devendo no entanto ser trocadas nos pontos de venda», que estão «preparados para esta situação», lê-se na nota informativa do laboratório.

A pomada Halibut é um medicamento que não necessita de receita médica.

PUB

Últimas