Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: já poupámos 726 milhões em medicamentos

Primeiro-ministro quer preços semelhantes a Espanha, Itália e Grécia

José Sócrates disse esta quarta-feira que o Governo deixará uma «marca social» na política do medicamento, apontando que ao longo dos últimos quatro anos o Estado e os consumidores já pouparam 726 milhões de euros.

O primeiro-ministro que falava no encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, em Guimarães, onde fez um discurso com cerca de 50 minutos e em que defendeu que o seu executivo deixou dez marcas em termos de políticas sociais.

PUB

A primeira parte da sua intervenção foi dedicada a sublinhar a medida que hoje entrou em vigor, na qual 3.900 apresentações de medicamentos genéricos e de marca ficaram mais baratas, «a grande maioria» com uma redução de preço entre 33 e 52%.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, citados pela Lusa, foram reduzidos os preços de 1.435 apresentações de medicamentos de marca, com um impacto no Preço de Venda ao Público (PVP) que poderá chegar aos 68 milhões de euros, tendo por referência as vendas de 2008.

Perante os deputados socialistas, José Sócrates declarou que a baixa de preços resulta de uma negociação que o Governo fez em 2007, «de forma a que o país tenha preços de medicamentos em tudo semelhantes à media dos países que rodeiam Portugal, casos da Espanha, Itália e Grécia».

«Esta descida dos preços dos medicamentos é uma marca social, de quem melhorou o acesso aos medicamentos para todos os portugueses, em particular para os que mais precisam», sustentou.

PUB

Últimas