Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão registou nova queda recorde das exportações

Relacionados

Apesar da queda, a balança comercial voltou a ser positiva

As exportações japonesas registaram em Fevereiro uma nova quebra recorde de 49,4 por cento face a igual mês do ano anterior, mas a balança comercial voltou a ser positiva, anunciou esta quarta-feira o Ministério das Finanças, avança a agência Lusa.

O Japão registou em Fevereiro um excedente comercial de 82,35 mil milhões de ienes (633 milhões de euros), em baixa de 91,2 por cento face ao ano anterior.

PUB

Os economistas esperavam, em média, um défice comercial de 13,7 mil milhões de ienes, segundo uma sondagem realizada pela DowJones Newswires.

As exportações caíram 49,4 por cento para 3.525 mil milhões de ienes, batendo o recorde anterior de baixa registado em Janeiro (-45,7 por cento). As exportações para os Estados Unidos caíram 58,4 por cento, as para a União Europeia 54,7 por cento e as destinadas ao resto da Ásia 46,3 por cento.

As exportações totais de carros caíram 72,9 por cento, as dos semicondutores 51,1 por cento e as de televisores 63 por cento.

O resultado positivo da balança comercial, após quatro défices sucessivos, explica-se unicamente por um brusco recuo das importações, ligado ao abrandamento da economia e à baixa das cotações das matérias-primas e da energia.

As importações diminuíram em Fevereiro 43,0 por cento face a igual período do ano anterior, para 3.443 mil milhões de ienes, nomeadamente na sequência de uma queda das compras de petróleo (64,7 por cento).

Minada por esta erosão sem precedente das exportações e pela diminuição do investimento, a economia japonesa entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008. No quarto trimestre, conheceu a prior contracção desde o choque petrolífero de 1974 (-12,1 por cento em ritmo anual).

PUB

Relacionados

Últimas