Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nove mortos no México após vendaval provocar queda de palco em evento de campanha

Há mais de 50 feridos

Pelo menos nove pessoas, incluindo uma criança, morreram na noite de quarta-feira no estado de Nuevo Leon, no norte do México, depois de um palco ter desabado durante um evento de campanha do partido Movimento dos Cidadãos, avança a Reuters.

Segundo o governador Samuel Garcia aos jornalistas, mais de 50 pessoas ficaram feridas, acrescentando que três dos feridos tiveram de ser operados enquanto outros estão a ser tratados em clínicas locais.

PUB

Jorge Alvarez Maynez, candidato presidencial do partido centrista Movimento Cidadão, escreveu nas redes sociais que uma rajada de vento provocou o desmoronamento do palco no evento na cidade de San Pedro Garza Garcia. Imagens do momento mostram a estrutura do palco a desabar sobre a multidão enquanto os políticos que estavam no palco tentam fugir.

"Nunca tinha experimentado algo tão repentino", disse Alvarez Maynez aos jornalistas, referindo-se à rapidez com que o vento aumentou antes de o palco desabar.

Alvarez Maynez disse que estava "bem" depois de ter sido levado para um hospital local, mas que membros da sua equipa estavam feridos e que ia suspender as atividades de campanha. Segundo o partido, a coordenadora da campanha de Alvarez Maynez, Laura Ballesteros, foi hospitalizada com um pé partido.

PUB

A candidata a presidente da câmara de San Pedro Garza Garcia, Lorenia Canavati, escreveu nas redes sociais que estava a coordenar com as autoridades o apoio às pessoas afetadas e às suas famílias.

Num vídeo partilhado no X na quarta-feira à noite, o governador Garcia avisou os residentes para permanecerem em casa devido às fortes trovoadas que se fizeram sentir na zona, referindo que as condições meteorológicas contribuíram para o acidente.

Alvarez Maynez está em terceiro lugar nas sondagens para as eleições presidenciais do México, marcadas para 2 de junho, muito atrás da candidata do partido no poder, Claudia Sheinbaum.

PUB

Últimas