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MotoGP: novo regulamento técnico entra em vigor em 2027

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Da diminuição da velocidade à abolição do «holeshot», a Doma aprovou medidas que vão alterar a dinâmica do Campeonato do Mundo

O novo regulamento técnico para o MotoGP, em vigor a partir de 2027, foi aprovado esta segunda-feira, conforme anunciou a Dorna, empresa promotora do Campeonato do Mundo.

Assim, os motores terão uma diminuição da capacidade (de 1.000 centímetros cúbicos para 850), reduzindo a velocidade, por motivos de segurança. Em simultâneo, o diâmetro dos cilindros (quatro por motor) será reduzido.

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A Dorna decidiu também diminuir a preponderância da aerodinâmica no desempenho, reduzindo a dimensão das superfícies laterais das motas e proibindo alguns dos apêndices.

A partir de 2027, o peso mínimo será de 153 quilos e a capacidade máxima dos depósitos será de 11 litros para as corridas «sprint» e de 20 litros para as corridas principais.

Por fim, os dispositivos de «holeshot», ou seja, o mecanismo que permite baixar a altura das motas no momento da partida, de forma a evitar que a frente levante, será abolido.

Quanto ao esquema de concessões consoante o desempenho (que permite a utilização de mais motores e a realização de mais testes às equipas com piores resultados) vai manter-se, ainda que com ligeiras modificações.

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