Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novo Série 5 é montra tecnológica. Chega em fevereiro

"Visão Remota 3D" é uma das novidades. 520d promete consumos de 3,8 litros aos cem

São já conhecidas as formas da sétima geração Série 5 da BMW, um dos modelos mais tecnológicos do momento. Com nome de código G30, o novo Série 5 tem como objetivo substituir o F10, a anterior geração da qual foram vendidas mais de 2 milhões de unidades, e fazê-lo superando tecnologicamente o avançado Mercedes-Benz Classe E, o sempre presente Audi A6, assim como o Volvo S60, que tanto tem dado que falar.

A plataforma é a mesma do Série 7, a CLAR, que utiliza elementos em aço de alta resistência, fibra de carbono e alumínio, o que permite reduzir em média 100 kg, beneficiando a dinâmica e a eficiência, logo os consumos.

PUB

A sétima geração é uma evolução estética do modelo anterior, conta com um interior atualizado e função de condução autónoma, entre uma panóplia de novas tecnologias. O estilo lembra o Série 7, assim como o interior, também não muito diferente do irmão-maior, destacando-se um painel de instrumentos de alta resolução e um ecrã separado para o sistema multimédia no topo da consola central.

Na fase de lançamento, o Série 5 vai estar disponível com dois motores a gasolina, um 2 litros de 252cv para o 530i e um 3 litros de 340cv para o 540i, e outros tantos Diesel, o 520d com 190cv e o 530d com 265cv. O sistema de tração às quatro rodas xDrive é opção para todas as motorizações.

Em março, surgirão as versões 530e iPerformance, um híbrido plug-in com 252 cv, o 520d Efficient Dynamics Edition com 190 cv e um consumo combinado de 3,8 litros aos cem (102 g/km de CO2) um M550i xDrive com 462 cv.

Mas é na tecnologia que o novo Série 5 se destaca. A começar no Start&Stop, mais evoluído e que ao recolher informações das câmaras, radar e navegação evita o seu acionamento em alturas menos desejáveis, ou o sistema de estacionamento remoto, com a novidade de incluir “visão remota 3D”, que permitirá ao proprietário ter uma visão panorâmica do carro “bird eye” (vista de cima), através de uma aplicação para smartphone.

PUB

Seguindo as tendências, o Série 5 tem capacidades de condução autónoma, que estão disponíveis em caso de engarrafamento, mudança de direção ou no estacionamento. O programador de velocidade opera entre os 30km/h e os 250km/h, mas existe um sistema opcional que funciona dos 0 aos 210 km/h e tem capacidade para travar e mesmo parar a viatura sem intervenção do condutor. Caso o veículo em frente retome a marcha em menos de 30 segundos, o Série 5 também segue imediatamente, mas caso a espera seja mais demorada basta um ligeiro toque no acelerador para colocar novamente em marcha o veículo.

Estão disponíveis assistências como o reconhecimento de sinais com apresentação de informação nos head-up display e painel de instrumentos, sendo possível que ele opere em consonância com o programador de velocidade para não exceder os limites. Entre outros sistemas que facilitam a vida ao condutor há que referir o opcional Driving Assist Plus, com avisos de saída de faixa e colisão lateral e as assistências à ultrapassagem e manobras evasivas.

Através do reconhecimento da envolvência com recurso ao radar e câmaras, o novo BMW série 5 também se conduz sem intervenção do condutor com maior eficácia, pois em ambientes mais confusos como em caso de obras utiliza o veículo em frente, e não as marcas rodoviárias, como referência para seguir o seu caminho.

PUB

Últimas