Já fez LIKE no TVI Notícias?

BMW reinventa a scooter elétrica

Concept Link antecipa o futuro das motos elétricas

A BMW Motorrad, a divisão de duas rodas da marca de Munique, mostrou no Concorso d’Eleganza Vila d’Este, em Itália, uma visão futurista de mobilidade urbana de emissões zero.

O projeto dá pelo nome de “Concept Link” e não é mais que uma scooter futurista que utiliza um motor elétrico com funcionalidades de fazer inveja a qualquer smartphone. A grande diferença para outras scooters encontra-se na forma e colocação das baterias: no piso plano, o que permite uma superior dinâmica, pois o peso das baterias fica mais próximo do asfalto, baixando o centro de gravidade.

PUB

O motor elétrico, por seu turno, encontra-se na roda dianteira, libertando espaço por baixo do assento para transportar capacete ou bagagem, por exemplo.

Já o painel de instrumentos físico foi substituído por um sistema “heads up display”, que apresenta as informações de velocidade, estado da bateria e navegação no pequeno vidro frontal, ou seja, diretamente no campo de visão do “utilizador”. O visor, posicionado logo abaixo, tem tecnologia tátil.

“[A BMW Motorrad] liga o analógico ao digital e concentra toda a atenção no condutor e nas suas necessidade de mobilidade. A funcionalidade é aliada à digitalização, e funciona tanto como meio de transporte como um dispositivo de comunicação. A BMW Motorrad combina as necessidades de funcionalidade e a realidade digital dos utilizadores de hoje em dia”, diz Edgar Heinrich, responsável por design do produto.

A Concept Link possui ainda um sistema que se pode ligar aos calendários digitais, algo que atualmente muitas pessoas utilizam pois assim conseguem organizar melhor a sua vida. Através dessa ligação, a Concept Link saberá para onde pretendemos deslocar-nos, e dependendo do tempo que demoramos a chegar ao destino a scooter indicará caminhos diferentes.

Outros sensores, que inclusivamente podem estar colocados no braço do utilizador, permitem desbloquear o compartimento debaixo do assento que por sua vez pode adaptar-se para um ou dois ocupantes. Também os comandos e o painel secundário são totalmente personalizáveis.

Para já a Concept Link não é mais que um estudo, portanto sem data de lançamento ou preço.

PUB

Últimas