Já fez LIKE no TVI Notícias?

UBS paga 780 milhões de dólares de multa

Relacionados

Em causa criação de contas bancárias em nome de entidades «fantasma»

O Banco suíço UBS acordou pagar uma multa de 780 milhões de dólares e revelar os registos bancários de 250 clientes norte-americanos para se «livrar» das acusações de cumplicidade de fraude fiscal.

No acordo alcançado no Tribunal Federal da Florida, a UBS comprometeu-se a revelar imediatamente à administração norte-americana os registos bancários dos seus clientes, compromisso sem precedentes, escreve a Lusa.

PUB

UBS antecipa recessão

UBS despede 2 mil trabalhadores

Maior banco suíço anuncia perdas

A UBS irá pagar 780 milhões de dólares em multas, juros e restituições por conspiração para a criação de contas «fantasma» com o intuito de esconder os bens de clientes norte-americanos do Governo dos EUA.

Segundo responsáveis norte-americanos, em 2000 a UBS adquiriu uma empresa norte-americana que lhe proporcionou uma grande leva de novos clientes, com o banco a ajudar estes novos clientes, contribuintes norte-americanos, a criar novas contas bancárias em nome de outras pessoas ou de entidades «fantasma».

A acusação afirmou ainda que os executivos do banco suíço utilizaram software encriptado e outro tipo de técnicas contra-vigilância para evitarem que alguém detectasse que o UBS estava a promover a evasão fiscal de contribuintes norte-americanos.

Por sua vez, os clientes entregavam as suas declarações fiscais que omitiam o que ganhavam nas suas contas suíças.

PUB

Relacionados

Últimas