Já fez LIKE no TVI Notícias?

OPEP prepara forte corte na produção de petróleo

Relacionados

Afirma presidente da organização

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) deverá decidir-se por um corte «substancial» da produção petrolífera na reunião de emergência na próxima semana em Viena, disse este domingo o actual presidente da organização, Chakib Khelil.

«Haverá uma redução na produção na próxima reunião extraordinária da OPEP, e terá que ser substancial para equilibrar bem a oferta e a procura», disse Chakib Khelil, que é também ministro da Energia da Argélia, citado pela «Lusa».

PUB

«Se tiver que ser uma redução de 1,5 milhões de barris por dia, ou de dois milhões, pois é isso que será», acrescentou, falando à imprensa durante uma visita à província de Tamanrasset, no sul da Argélia.

O objectivo da OPEP é «a estabilidade dos preços do petróleo» na primeira metade de 2009, afirmou Chakib Khelil, acrescentando que a organização espera uma quebra no consumo petrolífero nos maiores mercados, como os Estados Unidos.

«Queremos um preço estável, nem muito alto nem muito baixo, entre os 70 e os 90 dólares [52 e 66,8 euros] por barril», disse.

A OPEP anunciou para sexta-feira a realização de uma reunião extraordinária, em vez de esperar pelo encontro agendado para Novembro, para discutir a actual crise financeira global e as suas consequências no mercado petrolífero.

Os preços do petróleo atingiram um preço máximo de 147 dólares (109,2 euros) no início de 2008, mas na última quinta-feira desceram abaixo dos 70 dólares pela primeira vez em mais de um ano.

PUB

Relacionados

Últimas