Já fez LIKE no TVI Notícias?

Buraka Som Sistema e David Fonseca lamentam morte de Michael Jackson

As influências do cantor norte-americano na música portuguesa

O cantor norte-americano Michael Jackson, que morreu na quinta-feira em Los Angeles, representou «a globalização total da música negra», declarou à agência Lusa o músico João Barbosa, dos Buraka Som Sistema.

O músico e produtor português acredita que Michael Jackson talvez não tivesse já muito para dar, mas «podia apoiar outros artistas».

PUB

«Toda a gente conhece Michael Jackson e ele representou a globalização total da música negra», sublinhou João Barbosa, citando ainda o exemplo de Bob Marley.

«Ele conseguiu ser ouvido por muita gente e influenciou muitos artistas», referiu o músico dos Buraka Som Sistema.

João Barbosa, actualmente com 29 anos, tinha 12 quando viu Michael Jackson ao vivo em 1992 no Estádio de Alvalade e considera o álbum «Off the wall» o melhor da discografia do cantor norte-americano.

«Eu não sou brando com ele. Acho que fez coisas muito más, mas «Off the wal» é uma obra brutal», disse.

Também David Fonseca recordou hoje, no seu blogue, que «Thriller» foi o primeiro disco que teve e, «tal como os milhões de fãs nos anos 80, imitava os seus passos de dança da melhor forma que conseguia».

«Voltei a ouvir o disco recentemente e não envelheceu um único acorde, permanecendo genial e resistente à desfiguração do seu criador, cada vez mais estranho e desligado do mundo real», escreveu David Fonseca.

PUB

Michael Jackson morreu na quinta-feira aos 50 anos numa altura em que se preparava para uma série de 50 concertos em Londres.

O anúncio da morte do músico, considerado um ícone da música pop, originou uma onda de reacções do mundo do espectáculo e homenagens de fãs de todo o mundo.

O canal televisivo MTV, cuja história se cruza com a carreira de Michael Jackson, dedicou grande parte da sua programação ao intérprete de «Thriller».

Até ao fim-de-semana a MTV Portugal irá homenagear Michael Jackson com exibição de alguns dos melhores telediscos e momentos televisivos.

«Ele ultrapassou fronteiras geográficas e culturais, elevou a fasquia no que toca aos videoclips, tornando-os uma forma de arte», indicou a estação em comunicado.

PUB

Últimas