Já fez LIKE no TVI Notícias?

Timbaland e Nelly Furtado processados por plágio

Relacionados

Editora finlandesa acusa o produtor norte-americano de ter «roubado» o tema «Do It»

O produtor Timbaland e a cantora Nelly Furtado foram processados judicialmente pela editora finlandesa Kernel Records, que alega que o tema «Do It» é uma cópia de «Acidjazzed Evening», composto seis anos antes, noticia a imprensa norte-americana.

Nos documentos entregues num tribunal de Miami, EUA, a editora defende que «Acidjazzed Evening» foi criado por Janne Suni em 2000. No mesmo ano, o músico finlandês venceu o concurso Assembly 2000 Old Skool Music Competition com esse mesmo tema.

PUB

Dois anos mais tarde, o norueguês Glenn Rune Gallefoss regravou-o no formato Commodore 64 SID, com o consentimento de Suni. Segundo a Kernel Records, terá sido essa nova versão que Timbaland copiou e utilizou para a melodia de «Do It», um dos singles do álbum «Loose», editado em 2006.

A polémica estalou em 2007, altura em que os direitos de «Acidjazzed Evening» foram transferidos para a editora finlandesa. Na altura, o próprio Timbaland negou as acusações de plágio e apelidou a situação de «ridícula».

«Eu tirei-a de um videojogo! Fazer um sample e roubar são duas coisas completamente diferentes. Roubar é ir a tua casa, ver como fazes tudo, roubar o teu ProTools e dizer à Nelly que tenho uma nova música para ela. Fazer um sample é ouvir o tema em algum lado e usá-lo. Se calhar não sabes quem o criou porque não tinha créditos listados», comentou.

A Kernel Records pede agora ao tribunal de Miami que os direitos sobre «Do It» sejam retirados ao Mosley Music Group, à Interscope-Geffen-A&M e à Universal Music Distribution. A editora finlandesa pretende também que seja proibido o futuro lançamento e venda do tema, e que Nelly Furtado seja impedida de voltar a interpretá-lo em concertos ao vivo.

PUB

Vê aqui alguns dos vídeos que comparam «Acidjazzed Evening» a «Do It»:

Timbaland fala sobre as acusações de plágio:

PUB

Relacionados

Últimas