Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pete Doherty pede desculpa por cantar hino nazi em concerto

Relacionados

Músico entoou um trecho do hino nacional alemão muito associado ao Nazismo

Pete Doherty decidiu pedir desculpa aos fãs que assistiram este sábado ao seu concerto em Munique. Durante a sua actuação, o britânico cantou um trecho do hino nacionalista alemão muito associado ao nazismo, o que causou uma forte indignação no público.

Enquanto apresentava uma versão acústica do tema «Hit The Road Jack», Doherty entoou «Deutschland, Deutschland Uber Alles» (Alemanha, Alemanha acima de tudo), o início da primeira estrofe do hino escrito em 1841 e que já não era cantado desde o final da segunda Guerra Mundial.

PUB

Apesar de ter sido vaiado de imediato pelo público, Pete repetiu o trecho duas vezes, o que fez com que a rádio alemã que transmitia o concerto cortasse a transmissão de seguida. Cinco músicas depois do incidente foram os próprios organizadores do espectáculo que pediram ao músico que abandonasse o palco.

«O Pete queria celebrar a sua aparição interagindo com o público, algo que tenta sempre fazer nos locais onde actua. Não estava ciente da controvérsia em torno do hino nacional alemão e lamenta ter ofendido o público», explicou, citado pela agência EFE, Adrian Hunter, porta-voz do músico, lembrando ainda que o próprio Pete «tem ascendência judia» e que já combateu o racismo e o fascismo através de diversas organizações.

«Nada disto foi propositado. O Pete quis aproveitar esta oportunidade para encorajar as pessoas, independentemente da raça ou das crenças, a unirem-se e a combaterem activamente o ressurgimento da doutrina de ódio da extrema-direita», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas