Já fez LIKE no TVI Notícias?

Buraka Som Sistema lançam novo disco «Black Diamond»

Relacionados

Álbum de estreia foi gravado entre Lisboa e Luanda

Os portugueses Buraka Som Sistema editam na segunda-feira «Black Diamond», um álbum de estreia feito por quem viveu nos subúrbios e se prepara para espalhar o novo kuduro pelo mundo, noticia a agência Lusa.

O grupo surgiu há dois anos, lançou um EP - «From Buraka to the World» - com um punhado de canções, entre as quais «Yah», que combinam o balanço do kuduro de Angola com a forte batida electrónica das pistas de dança e que lhes deu fama em Portugal, mas sobretudo na Europa.

PUB

«Para nós, o álbum é uma coisa séria e não faria sentido soltá-lo na rua se não houvesse a expectativa que existe em relação ao nosso trabalho», disse João Barbosa (Lil'John), dos Buraka Som Sistema, em entrevista à agência Lusa.

Viagem a Angola

«Black Diamond» foi gravado entre Lisboa e Luanda, mas os 12 novos temas transportam dois anos de experiências acumuladas em palcos estrangeiros, do Reino Unido à Dinamarca, e contaminações musicais eclécticas do baile funk, do tecno ou do dancehall.

No álbum de estreia participam, por exemplo, a cantora M.I.A e Puto Prata no tema «Sound of Kuduro», Deize Tigrona em «Aqui Para Vocês» e DJ Znobia em «Luanda/Lisboa».

Para a concretização de «Black Diamond» foi importante a passagem por Angola, explicou Kalaf: «Estares lá, ires para um gueto e veres como constroem o kuduro naquele caos organizado, segundo os seus padrões, tudo isso era excitante e nós queríamos fazer parte disso».

«Quando começámos a fazer o disco era importante ter a essência original do kuduro de alguns produtores angolanos, alguns sabíamos que tinham um ritmo que não era muito parecido com o nosso, mas que também era bom para a experimentação. Quando fizemos a viagem, foi importante entrarmos em contacto com eles para acrescentarem um bocado da raiz angolana daquilo que é o kuduro originalmente, para pôr também no disco», reforçou Andro (Conductor).

PUB

«Não somos um grupo de kuduro»

O kuduro é a matriz do grupo, é o que lhes dá a identidade, mas João Barbosa (Lil'John), Andro Carvalho (Conductor), Rui Pité (Riot) e Kalaf garantem que os Buraka Som Sistema não são um grupo de kuduro, são um grupo que produz música electrónica e para o qual escolheram aquele ritmo de Angola.

O próprio nome do grupo acaba por ser uma declaração de intenções de todo o projecto, até porque na verdade nenhum dos quatro elementos do grupo vive ou viveu na Buraca, concelho da Amadora.

Andro Carvalho e Kalaf nasceram em Angola, Rui e João em Portugal e foi nos subúrbios de Lisboa que cresceram.

«Nós sempre tivemos contacto com o kuduro na escola, nos carros que passam por ti e vimos naquilo uma potencialidade grande, mas não podíamos dizer que havia um som de kuduro que nos agradasse do princípio ao fim. E, enquanto músico livre de preconceitos musicais e de barreiras, quando tu ouves um ritmo e achas que podes pegar nele e fazer à tua maneira e gostar daquilo que estás a fazer... foi o que aconteceu com Buraka», descreveu Rui.

Vê aqui o videoclip de «Sound of Kuduro»:

PUB

Relacionados

Últimas