Já fez LIKE no TVI Notícias?

Editors em Lisboa: o triunfo da guitarra sobre o sintetizador

Relacionados

Banda inglesa apresentou todos os temas do novo álbum, mas foram as canções mais antigas que fizeram vibrar o Campo Pequeno

Um ano e meio depois, os britânicos Editors regressaram ao local do crime (leia-se o Campo Pequeno) para o primeiro concerto de apresentação do novo álbum «In This Light And On This Evening» em Portugal.

Com ainda muitas cadeiras por ocupar nas bancadas e algumas clareiras na plateia, a arena lisboeta recebeu uma mini-maratona musical que arrancou por volta das 21h00. Os Editors trouxeram consigo os canadianos Wintersleep e os ingleses The Maccabees, que tomaram conta das primeiras horas da noite.

PUB

Com um novo disco que seguiu os caminhos da electrónica, bem povoados de sintetizadores, os Editors chegaram a Lisboa decididos a mostrar o trabalho feito sem qualquer receio.

O quarteto liderado pelo vocalista Tom Smith incluiu todos os nove temas do álbum no alinhamento do concerto, o que acabou por resultar num espectáculo de intensidade intermitente, já que muitas das novas canções não têm chama suficiente ao vivo para ombrearem com êxitos como «Munich» ou «Smokers Outside The Hospital Doors».

Prova disso mesmo foi o arranque soturno com a faixa que dá nome ao disco, «In This Light And On This Evening», contrastando com a energia imediata de «An End As A Start» e «Blood», que lhe seguiram. Numa actuação aos altos e baixos, foi difícil para os Editors imprimirem o ritmo certo que lhe permitisse ter o público nas mãos como em passagens anteriores pelo nosso país.

Ainda assim, houve «Blood», «Escape The Nest» e «Racing Rats» para puxarem por uma plateia com vontade de se mexer. Pode até parecer um contra-censo, mas a verdade é que as aventuras pelos sintetizadores em novos temas como «The Big Exit» ou «Like Treasure» não levaram muitos à dança.

PUB

Fotos:

Desta vez também não houve a habitual escalada do piano e a veia alpinista de Tom Smith apenas o levou ao cimo de uma coluna de amplificadores. O vocalista dos Editors dividiu-se entre as guitarras, piano e sintetizadores, e não deixou de lançar uns quantos «obrigado» num português já bem treinado.

«Smokers Outside The Hospital Doors», de contornos épicos e que tão bem resulta ao vivo, teve direito a refrão cantado em coro pelo público e lançou um dos poucos temas do novo disco que conseguiu marcar pontos esta noite: «Bricks And Mortar».

O encore apenas ganhou vida a partir de «Munich», que continua a ser uma das melhores canções nos concertos dos Editors.

«Papillon», o single de apresentação do novo trabalho, destoou das restantes canções de «In This Light And On This Evening» pela positiva e acabou mesmo por ser um dos pontos altos do espectáculo. À uma melodia sintetizada que fica no ouvido, junta-se a batida certa e aí está um novo valor seguro para qualquer alinhamento dos Editors.

PUB

Anunciando a vontade de regressar a Portugal no próximo Verão, a banda inglesa despediu-se com o já habitual e muito festejado «Fingers In The Factories». No Campo Pequeno, a guitarra triunfou sobre os sintetizadores.

Alinhamento do concerto:

1. In This Light And On This Evening

2. An End As A Start

3. Blood

4. You Don't Know Love

5. Bones

6. The Boxer

7. The Big Exit

8. Escape The Nest

9. Eat Raw Meat = Blood Drool

10. Lights

11. Racing Rats

12. Like Treasure

13. Camera

14. Bullets

15. You Are Fading

16. Smokers Outside The Hospital Doors

17. Bricks And Mortar

Encore

18. Walk The Fleet Road

19. Munich

20. Papillon

21. Fingers In The Factories

PUB

Relacionados

Últimas