Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lou Reed e Leonard Cohen sábado em Lisboa

O músico canadiano vai actuar no Passeio Marítimo de Algés, o norte-americano vai actuar no Campo Pequeno

Leonard Cohen e Lou Reed actuam no sábado na região de Lisboa, no culminar de uma semana que foi fértil em concertos de ícones do pop-rock internacional, depois das actuações de Bob Dylan e Neil Young, noticia a Lusa.

O músico canadiano Leonard Cohen, 73 anos, actua no Passeio Marítimo de Algés, vinte anos depois da última passagem por Portugal e quinze desde que fez a última grande digressão mundial, para gáudio de milhares de admiradores.

PUB

A avaliar pelo alinhamento de alguns dos quarenta concertos que já deu desde Maio passado, Leonard Cohen irá interpretar para o público português entre 20 e 30 canções.

Não deverão faltar «Dance me to the end of love», «Everybody knows», «Suzanne», «I¿m your man», «So long, Marianne», «Sisters of mercy», «Closing time», «Bird on the wire» e «Hallelujah», só para citar as mais conhecidas, num alinhamento que se prolongará por três horas.

Esta será a terceira actuação de Leonard Cohen em Portugal, depois de se ter estreado em 1985 e de ter regressado em 1988.

Leonard Cohen chegará no próprio dia, com uma equipa de 42 pessoas, entre as quais os músicos Roscoe Beck, Neil Larsen, Bob Metzger, Javier Mas, Rafael Gayol e Dino Soldo e as cantoras Robin Robinson, Charley e Hattie Webb.

Segundo a promotora Everything is New, foram vendidos cerca de oito mil bilhetes para o concerto.

No momento em que Cohen actua em Portugal, acabam de ser editados no mercado português «Livro do Desejo», pelas Edições Quasi, que reúne poemas dispersos sobre amor, fé e sexo escritos ao longo dos últimos 20 anos, e a biografia «Leonard Cohen o eterno regresso», de Mark Hendrichx, pela Guerra & Paz.

PUB

Lou Reed em Algés

A poucos quilómetros de Algés, no Campo Pequeno, em Lisboa, Lou Reed, 66 anos, irá interpretar o álbum «Berlin», que editou em 1973, na altura o seu terceiro registo a solo.

Em palco, Lou Reed contará com cerca de trinta pessoas, entre as quais o New London Children¿s Choir. A direcção ficou a cargo de Bob Ezrin, o produtor original de «Berlin», e Julian Schnabel, que rodou um filme sobre o espectáculo.

Depois da experiência dos Velvet Underground nos anos 1960 e do sucesso que foi o álbum a solo «Transformer» (1972), Lou Reed editou «Berlin», um disco conceptual, mais denso e negro, inicialmente renegado pelos fãs, mas que é hoje considerado um dos mais importantes da sua discografia.

Lou Reed repetirá este espectáculo no dia 20 de Julho, domingo, em Loulé.

PUB

Últimas