Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal também chora a morte de Cesária Évora

Relacionados

Artistas e Governantes recordam a rainha das mornas

Em Portugal a notícia da morte de Cesária Évora foi recebida com tristeza. Os artistas que partilharam o palco com a cantora lembram a artista que foi a maior embaixadora de cabo-verde. Para Carlos do Carmo, a música de Cesária fala da alma de Cabo Verde.

A fadista Mariza, amiga de Cesária Évora, disse que a cantora cabo-verdiana «tinha alguma mágoa e tristeza por os portugueses não a terem reconhecido e uma paixão enorme e gratidão para com os franceses que a reconheceram».

PUB

A fadista contou que «antes de ir para palco, Cesária era uma boneca, uma menina pequena, olhava para os vestidos de cena como uma criança olha para um rebuçado, gostava que lhe arranjassem bem o cabelo». «Apesar daquela idade, era uma menina coquete, era uma boneca, os vestidos eram coquete, mas coquete de menina, tão simplesmente», referiu.

Mariza partilhou várias vezes o palco com Cesária Évora, nomeadamente «certa vez em Lisboa, por ocasião de uma cimeira Europa-África, em que Cise [termo pelo qual os amigos tratavam a intérprete cabo-verdiana] fez questão de falar apenas em crioulo».

Cesária Évora «sempre que viaja até Lisboa, ia ver os velhos amigos que tinha na rua do poço dos negros, a quem dava dinheiro, porque eles a tinham ajudado quando ela precisou e nunca esqueceu», revelou à Lusa Mariza.

Também o primeiro-ministro português expressou a sua «profunda consternação» pela morte de Cesária Évora, salientando que tanto Cabo Verde como Portugal choram o falecimento desta «excepcional» interprete.

PUB

«Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento de Cesária Évora. Dirijo antes de mais uma palavra de condolências e profundo pesar à sua família e amigos próximos, bem como ao Governo e povo cabo-verdiano», refere Pedro Passos Coelho na sua mensagem, à qual a agência Lusa teve acesso.

Segundo o primeiro-ministro português, «não é apenas Cabo Verde que chora o desaparecimento de Cesária, Portugal chora também com Cabo Verde».

«Cesária foi uma artífice ímpar e uma intérprete excepcional das mais belas expressões da música cabo-verdiana. Com Cesária, a saudade (sôdade) ganhou uma nova profundidade enraizada nas mais belas prosas musicais que o mundo de expressão crioula e de raiz lusófona jamais conheceu», sustenta o líder do executivo português.

«Presto hoje homenagem a esta grande artista que levou a morna e Cabo Verde aos mais recônditos lugares do planeta. Grande amiga de Portugal, Cesária, conhecida como Rainha da Morna, ficará nos nossos corações para sempre também como uma diva mundial, que deixa uma infinidade de admiradores e seguidores um pouco por todo o mundo. É também a World Music, cujo mais alto galardão recebeu em 2004, que fica mais pobre. O mundo acordou hoje um pouco mais pobre», refere o primeiro-ministro na sua mensagem.

PUB

Relacionados

Últimas