Já fez LIKE no TVI Notícias?

Frade metaleiro de 62 anos faz sucesso em Itália

Cesare Bonizzi converteu-se à música pesada depois de assistir a um concerto dos Metallica

O que é que faz um frade capuchinho numa banda de heavy metal? No caso do Cesare Bonizzi, canta! Sob uma aparente tranquilidade que lhe confere o hábito castanho, o par de sandálias e as longas barbas brancas, o religioso italiano de 62 anos revela uma energia insuspeita, despertada durante um concerto dos Metallica. E a paixão pela música pesada já se materializou em dois álbuns.

Segundo a BBC, que falou com aquele que é conhecido em Itália como o «Irmão Metal», foi há 15 anos que o antigo missionário - que vive numa comunidade perto de Milão, depois de ter estado na Costa do Marfim - viu a sua vida mudar. Um concerto da banda californiana liderada por James Hetfield deixou-o apaixonado pela energia deste tipo de música.

PUB

Após a faísca inicial nunca mais parou. Decidiu formar uma banda e conseguiu vencer todo do tipo de cepticismos. «Cinco minutos depois de ter conhecido o irmão Cesare decidi avançar, porque ele consegue manifestar uma energia que os outros músicos e os mais jovens muitas vezes não conseguem», disse à Reuters o seu guitarrista Cesare Zanotti.

Apesar do heavy metal ser conotado muitas vezes com práticas pouco cristãs, o religioso recusa preconceitos e sempre que sobe a palco é aclamado pelo público mais jovem. Recentemente, participou no festival Gods of Metal, onde actuaram bandas como Iron Maiden, Judas Priest e Slayer.

«Faço-o para converter as pessoas para a vida, para compreender a vida, para agarrar a vida, para saboreá-la e aproveitá-la. Ponto final», resume assim a sua missão como religioso, que nunca despe o hábito ou troca as sandálias por outro tipo de calçado entre jovens que preferem vestir cabedal preto.

PUB

Últimas