Já fez LIKE no TVI Notícias?

dEUS: regresso em grande à Aula Magna (vídeo)

Relacionados

Banda belga mostrou que ainda tem muitos seguidores em Portugal

Há muito que os fiéis seguidores ansiavam por um regresso a Portugal dos dEUS em concertos em nome próprio. É certo que a banda belga esteve recentemente no nosso país, participando no Paredes de Coura 2008, em Agosto, mas é preciso recuar um bom par de anos para nos lembrarmos de um espectáculo de Tom Barman e companhia fora de um festival.

A Aula Magna não era terreno desconhecido para os dEUS. Afinal, e como Klaas Janzoons (violino, piano) havia recordado em entrevista ao IOL Música algumas horas antes, foi nesta sala que um dos concertos acabou com o público em palco durante «Instant Street».

PUB

As cadeiras não seriam portanto um obstáculo e o «problema» ficou resolvido assim que a banda entrou em cena. O vocalista Tom Barman deu ordem para todos se levantarem e assim ficaram até ao final.

O pretexto do 12º concerto da banda em Portugal é o novo disco «Vantage Point» e foi com a faixa de abertura «When She Comes Down» que os dEUS deram início a um dos melhores espectáculos que a Aula Magna recebeu em 2008.

O rastilho foi aceso logo ao segundo tema com a maravilhosa aceleração final de «Instant Street» a contagiar toda a plateia. Era a primeira prova de que os dEUS não perderam força entre o público português e que ainda retêm o estatuto de autêntica banda de culto.

Os novos temas apresentados, num total de seis, encaixaram bem ao lado de hits como «Suds & Soda» ou «For The Roses» e ganharam em palco uma nova dimensão que certamente agradou aos que preferem uns dEUS carregados de distorção.

PUB

O equilíbrio foi feito também com momentos mais calmos, como «Serpentine», num concerto de uma hora e meia cheia de intensidade.

O «até logo» foi feito ao som da velhinha «Morticiahair», canção partilhada nas vozes de Barman e do guitarrista Mauro Pawlowski. E com um «muito obrigado, tchau» em português perfeito, o vocalista dos dEUS despediu-se da Aula Magna.

Esta segunda-feira, a banda belga vai estar na Fnac Chiado para um showcase com início marcado para as 18h30, e no dia seguinte ruma ao Porto onde se apresenta no Teatro Sá da Bandeira para mais um concerto da digressão europeia.

O alinhamento do espectáculo:

1. When She Comes Down

2. Instant Street

3. Fell Off The Floor, Man

4. Slow

5. Theme From Turnpike

6. The Architect

7. Nothing Really Ends

8. Bad Timing

9. Smokers Reflect

10. Little Arithmetics

11. If You Don't Get What You Want

12. Suds & Soda

Encore

13. Oh Your God

PUB

14. Serpentine

15. For The Roses

16. Favourite Game

17. Morticiahair

PUB

Relacionados

Últimas