Já fez LIKE no TVI Notícias?

Smashing Pumpkins regressam hoje a Lisboa

Relacionados

Banda de Billy Corgan tem dois concertos marcados para o Campo Pequeno e reedita esta semana os seus dois primeiros álbuns

Os norte-americanos Smashing Pumpkins, que alcançaram o sucesso nos anos 1990, regressam aos palcos portugueses esta quinta e sexta-feira, na mesma semana em que são reeditados os dois primeiros álbuns, «Gish» e «Siamese Dream», escreve a agência Lusa.

Nos concertos, marcados para o Campo Pequeno, em Lisboa, a banda deverá apresentar temas de «Oceania», álbum com edição prevista para este ano mas que acabou por ser adiada para o início de 2012.

PUB

A primeira parte dos concertos será assegurada pelos norte-americanos Ringo Deathstarr, que editaram em Fevereiro o álbum de estreia, «Colour Trip», depois de terem lançado um EP homónimo em 2007.

Da formação original dos Smashing Pumpkins resta apenas o vocalista Billy Corgan. Jeff Schroeder (guitarra), Nicole Fiorentino (baixo) e Mike Byrne (bateria) são os outros elementos actuais da banda.

A última vez que os Smashing Pumpkins estiveram em Portugal foi em 2007, na primeira edição do festival Optimus Alive.

Nesse ano, a banda tinha sido reactivada por Billy Corgan depois de sete anos de silêncio, ditados pela saída do guitarrista James Iha e da baixista D'arcy Wretzky. Em 2009, foi a vez do baterista Jimmy Chamberlain deixar o grupo.

Os Smashing Pumpkins surgiram em Chicago no final dos anos 1980. Em 1991 editaram «Gish» e em 1993 «Siamese Dream», que os catapultou para o sucesso a par de outras bandas norte-americanas como os Pearl Jam e os Nirvana.

Vinte anos depois da estreia discográfica, estes dois álbuns são reeditados pela editora EMI e chegam esta semana às lojas portuguesas.

PUB

Tanto «Gish» como «Siamese Dream» foram reeditados em duas versões, uma composta apenas pelo álbum original remasterizado e uma outra que contém, além do álbum, um outro CD com material inédito, versões e misturas, um DVD ao vivo, postais e fotografias.

Os quatro músicos da formação original ainda editaram juntos «Mellon Collie and the Infinite Sadness» (1995) e «Adore» (1998). Já sem a formação original, os Smashing Pumpkins editaram ainda «Machina/The Machines of God», em 2000, e «Zeitgeist», em 2007.

PUB

Relacionados

Últimas