Já fez LIKE no TVI Notícias?

Editors perdem a «onda» e Ben Harper segura o «barco» (vídeos)

Relacionados

De acordo com a organização, marcaram presença no último dia do festival Marés Vivas cerca de vinte e cinco mil pessoas

O Festival Marés Vivas continua a surpreender ao terceiro e último dia. Este sábado passaram pelo palco principal Nikolaj Grandjean, dEUS, Editors e Ben Harper And Relentless7. De acordo com a organização, marcaram presença no evento cerca de vinte e cinco mil pessoas.

Já a noite ia longa quando os Editors subiram ao palco. A banda de Birmingham deu início ao concerto com «In This Light And On This Evening», do seu terceiro e último álbum, editado em 2009. O público aplaudia de braços no ar.

PUB

Com o recinto bem cheio, ouviram-se temas mais antigos, como «Bullets», «Blood» e «Munich», do disco de estreia da banda, «The Back Room», editado em 2005. No entanto, os dois álbuns que se seguiram também foram lembrados ao som de «An End Has A Start», «Bones», «Eat Raw Meat = Blood Drool», «The Racing Rats», entre outros.

As palmas eram de tal forma constantes que pareciam já fazer parte das músicas.

Subitamente, a banda decidiu interromper o concerto e abandonou o palco, deixando o público a questionar-se sobre o que teria, eventualmente, acontecido. A espera foi tanta que os fãs chegaram a temer que os Editors já não retomassem o espectáculo. Aos aplausos iniciais acabaram por suceder alguns assobios. Enquanto isso, os roadies percorriam o palco. De acordo com a organização, um dos microfones estaria a dar choques eléctricos.

De regresso ao palco, os Editors ainda tocaram «Bricks And Mortar» e «Papillon», do seu último disco, para de seguida se despedirem dos fãs. A banda britânica terminou assim o concerto, no qual não chegaram a ser apresentados três dos temas previstos no alinhamento.

PUB

Percebia-se já alguma ansiedade entre a plateia quando Ben Harper subiu ao palco com cerca de quinze minutos de atraso. O músico, que dispensa apresentações, foi bastante aplaudido quando surgiu em cena.

Tendo à sua frente um mar de gente a bater palmas e a gritar, o norte-americano deu início ao concerto de guitarra em punho. «Diamonds On The Inside», do álbum homónimo editado em 2003, deu o arranque perfeito.

«Shimmer And Shine», que integra o primeiro disco de Ben Harper com a sua nova banda, os Relentless7, começou a dar uma onda mais rock ao concerto. E, em seguida, o músico aproveitou para agradecer à organização do festival o convite e elogiar o local, «óptimo para um festival».

«Number With No Name» e «Lay There & Hate Me», que também fazem parte do álbum «White Lies For Dark Times», editado em 2009, levam a multidão a bater palmas incansavelmente e a formar uma espécie de coro ao serviço de Ben Harper.

Seguiu-se uma pequena homenagem a Michael Jackson. «Billie Jean», um original do falecido «Rei da Pop» fez-se ouvir no Cabedelo.

PUB

Depois de «Better Way», o ritmo começou a abrandar com «Please Me Like You Want To». Mas a percussão voltaria em força com «Keep It Together (So I Can Fall Apart)».

Após um compasso de espera pelo previsível encore, o músico regressou para recordar velhos êxitos em versão acústica.

«Amen Omen» ditava já o segundo encore do espectáculo. Entretanto, havia pessoas a abandonar o recinto, provavelmente para evitar as confusões na hora da saída.

Já na recta final, houve ainda tempo para recordar «Red House», de Jimi Hendrix, com Ben Harper à guitarra. Mas foi «Serve Your Soul» que assinalou o fim do espectáculo de mais de duas horas. Depois das habituais despedidas, o músico fez uma vénia ao público e aproveitou para retribuir todo o carinho que lhe foi transmitido: «Portugal sempre foi um dos nossos locais preferidos para tocar. Mal podemos esperar por voltar», sublinhou.

E assim terminou com chave de ouro a oitava edição do festival Marés Vivas, que deu música a Vila Nova de Gaia nos últimos três dias.

Sabe mais sobre as actuações de Nikolaj Grandjean e dEUS

PUB

Relacionados

Últimas