Já fez LIKE no TVI Notícias?

O punk e heavy metal da dissidência, segundo Ai Weiwei

Artista dissidente chinês gravou um disco inspirado em Elton John e nos 81 dias em que esteve preso pelo governo de Pequim

Artista e dissidente chinês, Ai Weiwei já tinha um leve ligação à música depois de ter encenado uma coreografia de «Gangnam Style» muito própria. E Elton John já lhe tinha dedicado uma canção durante um concerto em Pequim, também em 2012. Agora, Ai Weiwei decidiu gravar um disco que inclui canções punk e de heavy metal.

A estreia no mundo discográfico surge através de nove temas, «uns de heavy metal, outros mais punk, e outros ainda mais pop», explicou o chinês de 55 anos, citado pelo jornal «The Guardian».

PUB

Ai Weiwei dá voz às canções com letra da sua autoria. A música é assinada pelo amigo e rocker chinês Zuoxiao Zuzhou.

«Adorei a experiência. Tive de esforçar-me bastante porque não tinha conhecimento nenhum sobre música», confessou Weiwei.

O artista disse que a ideia de gravar um disco surgiu-lhe depois de passar 81 dias na prisão, num caso que voltou a pôr em causa a liberdade de expressão na China. Mas, apesar de acreditar que foi preso por criticar o governo de Pequim, Ai Weiwei acabou por retirar inspiração desta experiência.

«Na verdade eu nunca tive interesse em ouvir música. Mas os guardas da prisão ficavam tão entediados que me pediam para cantar alguma coisa», recordou.

«Sentia-me triste porque não me lembrava de nenhuma música, tirando as canções revolucionárias que tinha aprendido na escola.»

O disco está gravado e Ai Weiwei espera que o amigo Elton John lhe possa dar alguns conselhos sobre a melhor forma de o distribuir. Entretanto, Weiwei já começou a trabalhar num segundo álbum, «sem heavy metal» e com canções de amor, num registo mais próximo de Elton John.

PUB

Últimas