Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bob Dylan recebe medalha de Barack Obama

Relacionados

Cerimónia que distinguiu 13 personalidades aconteceu esta terça-feira na Casa Branca

Bob Dylan recebeu a Medalha da Liberdade das mãos do presidente norte-americano, Barack Obama, numa cerimónia realizada esta terça-feira na Casa Branca.

Obama confessou ser «um grande fã» do músico de 71 anos, não lhe poupando elogios. «Não existe um gigante maior na história da música norte-americana», disse o presidente dos EUA.

PUB

«Aos 23 anos de idade, a voz do Bob, com o seu peso e rouquidão únicos, estava a redefinir não só a sonoridade da música, mas também a mensagem que transportava e como isso afetava as pessoas», acrescentou, citado pela imprensa norte-americana.

«Hoje em dia, toda a gente, desde o Bruce Springsteen aos U2, deve muito ao Bob.»

Nascido Robert Allen Zimmerman a 24 de maio de 1941 em Duluth, no Minnesota, o músico adotou o seu nome artístico influenciado pelo poeta Dylan Thomas. Bob Dylan acabaria também ele por tornar-se num artista que deu tanta importância à letra das canções como à sua música.

Na década de 1960, temas como «Blowin' In The Wind» e «The Times They Are a-Changin'» tornaram-se verdadeiros hinos contra a guerra no Vietname e a favor dos direitos civis nos EUA.

A passagem do registo folk acústico para a eletricidade do rock, apesar de controversa, acabou por continuar a influenciar os mais variados artistas da época, entre eles os Beatles, recorda a BBC News.

PUB

«Todos estes anos depois, ele continua a perseguir aquele som, continua a procurar a verdade», elogiou Obama.

Bob Dylan foi uma das 13 personalidades distinguidas pelo presidente norte-americano com a Medalha da Liberdade, o mais alto reconhecimento a um civil nos EUA.

Entre os restantes «medalhados» encontravam-se a escritora Toni Morrison, a ex-secretária de estado Madeleine Albright, o astronauta John Glenn e o antigo presidente de Israel Shimon Peres.

PUB

Relacionados

Últimas