Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista: Portico Quartet estão de regresso a Portugal

«Isla» é o segundo e último álbum da banda londrina

Os Portico Quartet estão pela segunda vez em Portugal para um concerto no Teatro São Luiz. Desde sempre ligado à música, o grupo londrino recordou como tudo começou, numa entrevista concedida ao IOL Música.

«Acho que desde crianças sempre adorámos e tocámos música com as nossas famílias e na escola. E isso, naturalmente, progrediu para uma carreira profissional quando estávamos na universidade e criámos a banda», relembrou Nick Mulvey, que toca um instrumento intitulado hang.

PUB

Juntos há cerca de cinco anos, os músicos contam já no currículo com uma nomeação para os Mercury Prize Awards graças ao álbum de estreia, «Knee-Deep In The North Sea», editado em 2007. Satisfeita, a banda relembra como se sentiu no momento.

«Extasiados! Muito felizes! Tivemos uma pequena festa com muita Coca-Cola e Fanta! Foi muito porreiro! E estamos muito agradecidos por termos sido nomeados no meio de tantos bons artistas», salientou o contrabaixista Milo Fitzpatrick.

«Isla» é o título do segundo e último álbum dos Portico Quartet.

«É uma colectânea com nove faixas... todas grandes músicas. Algumas são leves e divertidas, outras são mais profundas e intensas... e estamos todos muito orgulhosos do resultado», descreveu Fitzpatrick.

Vê aqui a entrevista:

PUB

«As músicas falam da empatia que existe entre os músicos, sobre as relações e sobre nós enquanto indivíduos... sobre o amor de um homem em Portico...», acrescentou o saxofonista Jack Wyllie.

Preferindo evitar rótulos, os músicos salientam todos os tipos de influências que podemos encontrar nos temas do disco.

«J Pop, punk, reggae, música clássica, música ambiente, música minimalista, rock, jazz, muito jazz... Tudo! Tudo mesmo!», explicou o baterista Duncan Bellamy.

«É uma mistura de muitas coisas. As pessoas tem tendência a classificar como jazz, porque, de certo modo, isto "cheira" a jazz. Tem um saxofone, um contrabaixo, mas realmente tem influências de montes e montes de outras coisas. Existem elementos de improviso e de solo, mas, por outro lado, também tem melodias que ficam no ouvido e alguns grooves de J pop», acrescentou Wyllie.

Dia 22 de Março, o Teatro São Luiz será palco de um concerto dos Portico Quartet numa noite dedicada aos novos sons do Reino Unido. Os músicos estão expectantes.

«Espero que esteja cheio de pessoas prontas a ouvir-nos!», concluiu Bellamy.

PUB

Últimas