Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ana Moura levou Tivoli aos fados (fotos e vídeo)

Relacionados

Novo disco «Leva-me aos Fados» foi apresentado em Lisboa. Rolling Stones e Amália também fizeram parte do alinhamento do espectáculo

Em noite de intempérie em Lisboa, valeu à plateia que encheu o Teatro Tivoli o calor da voz de Ana Moura na apresentação do novo disco «Leva-me aos Fados».

O quarto trabalho de estúdio da fadista de Santarém foi lançado na passada semana e estreou-se no segundo lugar do top nacional, atingindo logo a marca de Ouro, o equivalente a 10 mil discos vendidos.

PUB

Boas razões, portanto, para uma noite de festa no Tivoli. Já com os seus músicos em palco - Custódio Castelo e José Manuel Neto na guitarra portuguesa, José Elmiro Nunes na guitarra clássica, e Filipe Larsen no baixo -, Ana Moura surgiu, deslumbrante, com um longo vestido assinado pelo estilista José António Tenente e de xaile negro sobre os ombros.

Tal como no novo disco, as duas guitarras portuguesas acrescentaram novas texturas aos fados apresentados. A cantora destacou «o privilégio» em estar acompanhada de dois dos maiores guitarristas de fado da actualidade.

Novos temas apresentados sem receio

Sem receio, Ana Moura mostrou ao público 14 dos 15 temas de «Leva-me aos Fados». De «Fado das Águas» («Fado Bailado» de Alfredo Marceneiro) até ao tema título do novo álbum com o refrão cantado pela plateia, passando por momentos altos do disco como «A Penumbra» e «Caso Arrumado».

Vídeo:

PUB

A estreia de Ana Moura como compositora não podia ficar de fora do alinhamento e «Que Dizer de Nós», com letra do incontornável Jorge Fernando, também foi recebida com carinho pelo público.

Dos que fizeram questão de marcar presença no Tivoli, contavam-se as caras de Maria da Fé, Beatriz da Conceição, Hélder Moutinho, Joana Amendoeira, os Deolinda e todos os autores que participaram em «Leva-me aos Fados», como José Mário Branco, Mário Rainho e Manuela de Freitas.

Gaiteiros de Lisboa subiram ao palco

Também na primeira fila, Amélia Muge escreveu a letra para «Não É Um Fado Normal», o tema que encerrou a primeira parte do espectáculo. Em palco, Ana Moura e os seus músicos foram acompanhados dos Gaiteiros de Lisboa para uma das canções mais aplaudidas da noite.

PUB

O serpentear das gaitas e o ritmo quente da percussão deram um toque oriental a um fado diferente e que se revelou uma das agradáveis surpresas do álbum.

No regresso ao palco, recordou-se «Os Búzios», aquele que continua a ser o tema de maior sucesso da fadista. Mais uma vez, o público provou ter voz afinada e a letra na ponta da língua. Mais do que nas próprias palavras de agradecimento, a felicidade de Ana Moura estava bem visível no seu sorriso.

Final com Rolling Stones e Amália

Para o final ficaram guardadas duas surpresas. Na primeira, a cantora pediu «licença» para apresentar a sua versão de «No Expectations» - os Rolling Stones tornados fado para o projecto do saxofonista Tim Ries.

Depois foi a vez de «Fadinho Serrano», de Amália Rodrigues, acompanhado com as palmas da assistência. Um final alegre e bonito, em jeito de homenagem, no ano em que passa uma década sobre a morte da diva do fado.

Após os 80 minutos de espectáculo, houve tempo ainda para bolo e champanhe, celebrando o disco de Ouro alcançado por «Leva-me aos Fados». Depois de uma noite brilhante, adivinha-se um 2010 em grande para Ana Moura.

PUB

Alinhamento do concerto:

1. Intro instrumental

2. Fado das Águas

3. Crítica da Razão Pura

4. Por Minha Conta

5. Talvez Depois

6. Fado Vestido de Fado

7. Fado das Mágoas

8. Caso Arrumado

9. Rumo ao Sul

10. A Penumbra

11. Como Uma Nuvem no Céu

12. Que Dizer de Nós

13. Não É Um Fado Normal

14. De Quando Em Vez

15. Leva-me aos Fados

Encore

16. Os Búzios

17. No Expectations

18. Fadinho Serrano

PUB

Relacionados

Últimas