Já fez LIKE no TVI Notícias?

Movimento punk é revisitado no MusicBox

Relacionados

«Lisbon Calling» inclui sessões de filmes e concertos de tributo aos Clash e Sex Pistols

O movimento punk que marcou os anos 1970 é revisitado a partir desta semana no MusicBox, em Lisboa, com uma programação que inclui cinema e tributos a bandas como Sex Pistols e The Clash, noticia a agência Lusa.

«Lisbon Calling», programado por Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, começa esta sexta-feira e decorrerá mensalmente até Abril, dedicando cada sessão a um grupo que representou a música punk, com exibição de documentários e actuações de artistas portugueses.

PUB

Em todas as sessões será exibida a curta-metragem «Lisbon Calling», de Anna da Palma.

O punk «é um movimento que vivi intensamente e com o qual sempre me identifiquei», explicou à agência Lusa Zé Pedro, que há trinta anos fundou os Xutos & Pontapés.

«Homenagem ao punk e aos Xutos»

Esta sexta-feira é dedicada aos Clash e será exibida pela primeira vez em Portugal a curta-metragem biográfica «Lisbon Calling», que a realizadora portuguesa Anna da Palma rodou em 2008 a convite do canal Arte.

Anna da Palma contou à agência Lusa que o canal televisivo convidou dez realizadores para fazerem um filme partindo da ideia «Os meus vinte anos» e ela rodou uma curta-metragem sobre os anos 1980.

«Lisbon Calling», cujo título remete para um álbum dos Clash («London Calling»), conta um episódio da vida de Anna da Palma na adolescência, numa viagem com os pais, alentejanos emigrantes em França, de regresso a Portugal.

«O filme é uma homenagem ao punk-rock e aos Xutos & Pontapés, que nessa altura me fizeram reconciliar com o meu país. Aos 16 anos percebi que Portugal afinal não estava tão atrasado e fechado e que também tinha punk», disse a realizadora.

PUB

Na sexta-feira serão também exibidos filmes sobre os Clash e actuam os Clash City Rockers, banda de Pedro Vidal e Marco Nunes, de tributo àquele grupo londrino.

Fevereiro é o mês dos Sex Pistols

Fevereiro é dedicado aos Sex Pistols com a exibição, no dia 19, do filme «Great Rock n' Roll Swindle» e com a actuação de Zé Pedro, Kalu, Tó Trips e Pedro Gonçalves, num projecto que se chama provisoriamente «God Save The Queen», disse o guitarrista dos Xutos.

Março será dedicado aos Ramones, também com a passagem de filmes da época sobre a banda punk norte-americana e a actuação dos Camones, banda tributo de João Ribas, no dia 19.

«Lisbon Calling» termina a 23 de Abril com filmes biográficos sobre bandas punk de Nova Iorque, incluindo «The Punk Attitude», de Julien Temple, e um concerto de Alexandre Cortês com Henry Leone Johnson, Johnny Dynamite, Mallory Left Eye e Ricky.

PUB

Relacionados

Últimas