Já fez LIKE no TVI Notícias?

Morreu o guitarrista Jorge Fontes

Relacionados

Músico tinha 75 anos e colaborou com Amália Rodrigues, José Afonso e António Variações, entre outros

O guitarrista Jorge Fontes, 75 anos, morreu esta terça-feira de manhã à saída da sua residência na Damaia (Amadora), aparentemente de doença, disse à agência Lusa uma familiar do músico.

Jorge Fontes acompanhou vários fadistas, como Amália Rodrigues e Fernando Farinha, e colaborou ainda com José Afonso, no EP «Cantares» (1964), Quim Barreiros, no seu primeiro disco, em 1971, e António Variações, no álbum «Dar e Receber». Editou ainda vários discos com o seu conjunto de guitarras.

PUB

O estudioso de fado José Manuel Osório disse à Lusa que Jorge Fontes «foi um dos campeões de gravações de discos, juntamente com António Chainho», outro guitarrista da sua geração.

«Praticamente todos os grandes nomes do fado foram acompanhados por ele, além de ter incentivado muitos fadistas, alguns já retirados, a gravar discos, e nesse sentido é importantíssimo para a história da discografia fadista», salientou José Manuel Osório.

Último disco editado em 2007

O seu último álbum foi editado em 2007, pela Metro-Som, e inclui, entre outras temas, «As minha variações em Lá» e «O que me disse a guitarra», ambos da sua autoria, e «Picadinho do Minho» e «Ó Malhão», para o quais fez os arranjos.

Tristão da Silva, Ada de Castro, Maria da Fé, Fernanda Maria, Fernanda Pinto, Frederico Vinagre e Lenita Gentil foram outros dos nomes que acompanhou.

Como músico integrou o elenco de várias casas de fado de Lisboa, designadamente Arcadas do Faia e Restaurante Típico O Forcado, onde actuou durante 29 anos, no Bairro Alto.

Actuou por diversas vezes em programas recreativos da RTP e no estrangeiro, designadamente em Espanha, França, Bélgica, Itália, Holanda e Suécia.

PUB

Relacionados

Últimas