Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dois elementos das Pussy Riot fogem da Rússia

Relacionados

Mulheres estão num país dem acordo de extradição com Moscovo

Dois elementos das Pussy Riot fugiram da Rússia para evitarem a perseguição que lhe está a ser feita. A polícia russa tinha dito no início da semana que estava à procura dos outros membros da banda.

Aqueles membros que as autoridades russas já não procuram são as três mulheres que a 17 de agosto já foram condenadas a dois anos de prisão pelo protesto contra Vladimir Putin que a banda punk Pussy Riot fez na Catedral do Cristo Salvador, em Moscovo: Nadezhda Tolokonnikova, Maria Alyokhina e Yekaterina Samutsevich.

PUB

No Twitter já foi anunciado neste domingo: «No que respeita à perseguição, dois dos nossos membros conseguiram deixar o país. Estão a recrutar feministas estrangeiras para preparar novas ações.»

A agência Reuters também falou com o marido de Tolokonnikova e este confrimou que duas das companheiras da sua mulher já estão em segurança. «A partir do momento em que a polícia de Moscovo disse estar à procura delas, elas vão por agora manter um low profile. Elas estão num local seguro para lá do alcance da polícia russa», disse Pyotr Verzilov.

O marido de uma das Pussy Riot presas confirmou que as fugitivas estão num país sem acordo de extradição para Rússia, mas lembrou que ainda vários membros da banda - «12 ou 14» - continuam no seu país a «participar ativamente».

Os advogados de defesa das três Pussy Riot condenadas devem apresentar recurso da sentença na próxima semana.

PUB

Relacionados

Últimas