Já fez LIKE no TVI Notícias?

Homens da Luta levaram concerto para a rua (vídeo)

Relacionados

Espectáculo no Cinema São Jorge acabou com «manifestação» na Avenida da Liberdade. IOL Música transmite concerto completo na próxima semana

O IOL Música irá transmitir o concerto completo dos Homens da Luta na próxima semana. Não percas!

PUB

Foi na rua, em plena Avenida da Liberdade, que acabou o espectáculo musical dos Homens da Luta em Lisboa.

Neto e Falâncio (personagens criadas por Nuno e Vasco Duarte) levaram a sua banda para uma autêntica jornada de «luta reaccionária» no Cinema São Jorge, esta quarta-feira, mas a festa não terminou em palco e o encore com o 'hino' «E o Povo, Pá?» foi cantado junto à estátua dos Combatentes da Grande Guerra.

Revolução, festa e muito humor

Depois de ter passado por Estarreja e Portalegre, o musical dos Homens da Luta chegou à capital para uma noite de pura festa, diversão e muito humor. O universo do 25 de Abril de 1974, da luta revolucionária e dos ideais comunistas foi explorado sem receios e quase sem limites.

PUB

Sem papas na língua, Neto (o «Che Guevara da Brandoa») lançou palavras de ordem como «o povo calado será sempre enganado» e «feriado sempre», liderando as suas tropas. Para além do fiel companheiro Falâncio, o homem do «quiriquiriquiriquiriqui», a banda era composta por ex-trabalhadores da Lisnave, pescadores, mulheres do campo e até o condutor da chaimite de Salgueiro Maia.

«Salganhada» musical com língua afiada

Bombos, tambores, concertina e ferrinhos foram alguns dos instrumentos tipicamente portugueses usados em palco. As sonoridades tradicionais cruzaram-se com a música de intervenção, com o fado, com ritmos tropicais, tribais e até da europa de leste.

A «salganhada» musical resultou bem e o público recebeu com entusiasmo verdadeiras pérolas como «Está Caro», «Tarrafal», «Tourada» e «Desemprego». Muitas delas são adaptadas a partir de canções bem conhecidas de Zeca Afonso, Carlos do Carmo, Ary dos Santos e Fernando Tordo, mas apresentadas com letras satíricas através da língua (e megafone) bem afiada de Neto.

PUB

Candidatura à Câmara de Lisboa

Já depois de encerrada a festa em palco e na rua, os Homens da Luta convidaram todos os lisboetas a participarem na recolha de assinaturas para a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. Reforma agrária na cidade e o fim dos «inocentes políticos» são algumas das promessas de Neto e Falâncio para o município.

O IOL Música irá transmitir o concerto completo dos Homens da Luta na próxima semana. Não percas!

Vê aqui o vídeo de «E o Povo, Pá», ao vivo no Cinema São Jorge:

PUB

Relacionados

Últimas