Já fez LIKE no TVI Notícias?

Morreu João Aguardela (A Naifa, Sitiados)

Músico faleceu aos 39 anos vítima de cancro

[actualizado às 13h26]

O músico e compositor João Aguardela, do grupo A Naifa, faleceu domingo aos 39 anos de idade vítima de cancro, no Hospital da Luz em Lisboa, segundo um comunicado oficial da banda citado pela agência Lusa.

PUB

João Aguardela integrou no passado colectivos como Sitiados, Linha da Frente ou Megafone. O músico havia editado com A Naifa o álbum «Uma Inocente Inclinação Para o Mal» no ano passado.

Os Sitiados, a primeira banda de João Aguardela, editaram em 1992 o seu álbum de estreia, sendo de 1999 a edição do seu último registo.

Posteriormente, o músico fundou os Megafone, que editaram quatro discos, o projecto Linha da Frente, que musicou textos de Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O'Neill, entre outros.

Em 2004,fundou A Naifa com Luís Varatojo, Maria Antónia Mendes e Paulo Martins. O grupo gravou temas com letras de escritores como José Luís Peixoto, Adília Lopes ou Pedro Sena-Lino.

Músicos recordam Aguardela

O músico João Aguardela era «uma força muito positiva no meio musical», disse Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, à agência Lusa.

Zé Pedro recorda-se de João Aguardela dos tempos do Rock Rendez-Vous, ao qual os Sitiados concorreram em finais dos anos 1980, e da participação do grupo na colectânea «XX anos XX bandas», dedicada aos Xutos & Pontapés.

PUB

Já a cantora Viviane, amiga de João Aguardela desde a génese dos Entre Aspas, definiu-o à Lusa como «um músico singular que teve uma profunda paixão pelas raízes da cultura e da música portuguesa e isso reflectia-se na música que fazia».

Carlos Moisés, vocalista da Quinta do Bill, conheceu João Aguardela num concurso do Rock Rendez-Vous e mais tarde convidou-o para participar no álbum «Os Filhos da Nação» (1994).

«Era um criativo à procura de novos roupagens para as nossas raízes da música tradicional», disse Carlos Moisés, recordando o trabalho de Aguardela no projecto a solo Megafone.

O funeral realiza-se terça-feira às 16h00 no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

PUB

Últimas