Trinta mil pessoas (o registo mais baixo dos quatro dias de festival) estiveram este sábado no Optimus Alive'11, em Algés. No último dia do evento, e para além das promessas de bons concertos dos TV On The Radio, Foals, Orelha Negra e Linda Martini no Palco Super Bock, as atenções no Palco Optimus estiveram viradas principalmente para as actuações dos Kaiser Chiefs, Paramore e Jane's Addiction.
O tão falado palco principal, que desde a noite anterior passou a contar com duas gruas que aliviaram a carga da estrutura, foi aberto pelos rockers portugueses Lululemon, vencedores do concurso de bandas do festival.
PUB
Seguiram-se os britânicos White Lies, que, sem precisarem de comparações com os Interpol ou Editors, vão ganhando cada vez mais fãs em Portugal com canções como «To Lose My Life» e «Bigger Than Us».
Kaiser Chiefs com tempo para tirar cervejas
Por volta das 20h30, o tornado Ricky Wilson varreu o festival. O vocalista dos Kaiser Chiefs voltou mais uma vez a mostrar que não há limites físicos nos concertos da banda inglesa e deu espectáculo dentro do próprio concerto que serviu de apresentação aos novos temas de «The Future Is Medieval».
As novas canções portaram-se bem ao vivo, casos de «Little Shocks» ou «Starts With Nothing», mas os eufóricos «Ruby», «I Predict A Riot» e «Never Miss A Beat», autênticos hinos feitos para galvanizar qualquer plateia, foram os tiros certeiros que colocaram o concerto na galeria dos melhores momentos do festival.
Na memória também ficará a corrida de Wilson até uma das bancas da Super Bock do lado direito do palco. O vocalista, que não parou quieto durante todo o concerto, resolveu saltar para fora dos limites do palco e entrou na banca para beber uma cerveja para espanto dos espectadores e dos vendedores.
PUB
Paramore sub-20
Depois dos My Chemical Romance e dos 30 Seconds To Mars nos dias anteriores, os também norte-americanos Paramore eram outra das bandas mais aguardadas pelo público mais jovem. A estreia da pequena Hayley Williams e da sua banda em Portugal correu sem grandes surpresas - fãs deliciados com cada movimento da menina de cabelo laranja e êxitos maiores (como «The Only Exception» e «Misery Business» cantados em uníssono.
Sexo,vinho tinto e rock 'n' roll
Com os adolescentes de saída, os trintões foram aproximando-se do Palco Optimus para outra estreia absoluta, mas desta vez de uma banda com mais anos de carreira do que a própria idade da líder dos Paramore. Os Jane's Addiction estão de volta aos palcos com os três principais elementos fundadores do grupo (Perry Farrell, Dave Navarro e Stephen Perkins) e viajaram até Algés para o único concerto na Europa nas próximas semanas.
«Sexo, vinho tinto e rock 'n' roll» é o lema adaptado que melhor servirá para descrever um concerto que incluiu dançarinas em lingerie (uma delas era mesmo a mulher de Farrell, Etty Lau), várias garrafas de tinto partilhadas com o público e algumas das canções que colocaram os Jane's Addiction na lista das mais conhecidas bandas de rock nos EUA.
PUB
«Been Caught Stealing», «Stop!» e «Mountain Song» animaram os festivaleiros com vontade de recordar outros tempos, mas a banda também quis mostrar o que aí vem no novo álbum (a editar nos próximos meses) com «End To The Lies».
Durante uma hora, o Alive regressou aos anos 1990, período áureo dos Jane's Addiction. Naturalmente houve quem não entendesse o sentido de um concerto com bailarinas suspensas na própria pele, beldades em danças eróticas e músicos em tronco nú, mas afinal tudo isso encaixa no que os Jane's Addiction foram e querem continuar a ser.
«Jane Says», o primeiro single da banda, lançado em 1988, fechou em versão acústica uma actuação curta mas que serviu para testar uma máquina que se quer bem oleada assim que o novo álbum sair para a estrada.
Para o ano há mais Optimus Alive nos dias 12, 13 e 14 de Julho.
PUB