Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fado: deputados aplaudem novo Património da Humanidade

Relacionados

Carlos do Carmo actua na Assembleia da República no dia 7 de Dezembro

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto de congratulação pelo reconhecimento do Fado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Segundo a Lusa, todos os deputados aplaudiram a proclamação do Fado enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade, no dia 27 de Novembro, pela UNESCO, em Bali, na Indonésia.

PUB

«O reconhecimento do fado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade é uma grande distinção que premeia, em primeiro linha, os fadistas, os músicos, os poetas, os compositores, que fizeram e fazem, ao longo das gerações, a riqueza deste género específico da nossa cultura popular», afirmou o presidente da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, José Ribeiro.

O fadista Carlos do Carmo actuará no dia sete de Dezembro na Assembleia da República, numa cerimónia de homenagem ao fado pela comissão.

O Parlamento aprovou ainda uma saudação pela celebração do centenário do nascimento do escritor Alves Redol.

O autor de Vila Franca de Xira escreveu «Gaibéus», o primeiro romance neo-realista português, «Avieiros», «Franga», entre outros, assim como aquela que é considerada a sua melhor obra, o romance «O Barranco de Cegos».

PUB

Relacionados

Últimas