Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gonçalo Castro revela um pouco do documentário sobre os Ornatos Violeta

Produtor e realizador de rádio vai estrear-se com «Tempo de Nascer»

Gonçalo Castro vai fazer a estreia na realização de um filme com um documentário sobre os Ornatos Violeta. O realizador e produtor de rádio revela um pouco do que vai ser «Tempo de Nascer», que pretende contar muito do que é desconhecido sobre a banda do Porto.

Este projecto ganhou a primeira forma em 2008 e o documentário biográfico deverá estar pronto em 2011, quando os Ornatos fizerem 20 anos desde a sua fundação. Entre os 11 anos de existência (1991-2002), a banda de Manel Cruz editou dois discos: «Cão» (1997) e «O Monstro Precisa de Amigos» (1999).

PUB

«Parece que hoje em dia há muita gente que ficou órfã dos Ornatos», referiu Gonçalo Castro à agência Lusa, recordando os fãs que seguem ainda hoje os cincos elementos do grupo: Manel Cruz (voz), Peixe (guitarra), Elísio Donas (teclado), Nuno Prata (baixo) e Kinörm (bateria). E são as entrevistas que Gonçalo Castro fez a cada um deles que será o fio condutor de «Tempo de Nascer», nome recuperado de uma música nunca editada em disco.

Os Ornatos «falam sobre o fim, explicam porque é que acabaram, falam de tudo. Não houve nenhum assunto tabu», assegurou o realizador prometendo revelações: «A história dos Ornatos vai de 1991 até 2002. E de 1991 a 1997, quando sai o primeiro disco, muita pouca gente tem acesso a estas histórias.»

A antecipar o que vai ser o documentário, Gonçalo Castro vai editar nos próximos três meses um DVD com cerca de 15 minutos, que será uma espécie de aperitivo para o que está a ser preparado. Actualmente, Gonçalo Castro tem cerca de 18 horas de entrevistas e quase todas as aparições televisivas dos Ornatos Violeta.

A isto, o realizador de 30 anos junta fotografias e depoimentos, mas faltam-lhe mais imagens de arquivo, gravações caseiras de concertos do grupo, que ajudem a completar o puzzle auto-financiado e produzido por si. No blog «Monstruário», Gonçalo Castro vai recebendo o material que os fãs dos Ornatos Violeta vão enviando e fala sobre a evolução do processo de pesquisa e de rodagem.

PUB

Últimas