Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista: «Explode é o presente dos Gift»

Nuno Gonçalves revela os maiores desafios na criação do primeiro álbum de estúdio da banda em sete anos

Durante cinco noites, os The Gift apresentaram o seu novo álbum ao vivo no Teatro Tivoli, em Lisboa. A banda de Alcobaça decidiu arriscar e mostrou todas as novas canções de «Explode» a um público que praticamente as ouviu pela primeira vez.

«Por muita técnica que tenhas, qualquer nota soa estranha porque é a primeira vez que ouves as canções. Ao contrário de quando fechas uma digressão, por muito mau que seja o concerto, as pessoas gostam sempre», disse Nuno Gonçalves ao IOL Música após o primeiro espectáculo.

PUB

«Só tocámos três músicas antigas e o conceito é mesmo esse: temos orgulho no nosso passado, mas o que queremos mostrar agora é o presente. E isso é o que mais importa, o "Explode" é o presente dos Gift», explicou.

No primeiro disco de estúdio em sete anos, os Gift deixaram de lado as orquestrações com cordas e fizeram coloridas canções pop. «Renovar» foi a palavra de ordem.

«Decidimos que esta era a altura de nos motivarmos de novo em sermos artistas, em criarmos coisas novas. O espírito foi semelhante ao que fizemos em 1998 com o "Vinyl": mostrar o que tínhamos vindo a ouvir nos últimos anos e tentar reformular isso para dentro do estilo dos Gift», contou o teclista e principal compositor do grupo.

O «segundo maior desafio» para Nuno Gonçalves foi explorar novas dimensões na voz de Sónia Tavares: «Renovar a voz é uma coisa muito difícil. A voz da Sónia era muito característica, muito épica, muito grossa, muito eloquente. E ela fez um trabalho notável neste disco para se transformar».

PUB

«Neste momento, a Sónia já não é só a Sónia da "Gaivota" ("Amália Hoje"), ou do "Music", ou do "Fácil de Entender". É também a Sónia que consegue cantar uma canção de 12 minutos com quatro registos de voz completamente diferentes», acrescentou.

«Explode» também trouxe novidades na forma como foi lançado. A banda decidiu revelar o álbum faixa a faixa, na Internet, e pelo preço escolhido pelos fãs. Mais do que um golpe de marketing inspirado nos Radiohead, esta foi uma forma de encurtar distâncias temporais e premiar os seguidores mais atentos dos Gift.

«Esta foi a maneira de eu terminar o disco em Londres numa sexta-feira e no domingo ele estava a chegar a casa das pessoas. Isto, para mim, não é nenhuma estratégia de marketing. É apenas e só dizermos aos nossos fãs que pensamos primeiro neles do que nos outros», defendeu o músico.

«Também revelámos um videoclip, que já estava online há mais de duas semanas, com os actores Lukas Haas e Isabel Lucas. São formas que achámos interessantes para promover a música em Portugal e, neste caso especificamente do videoclip, para insistirmos nos mercados dos EUA e de outros países.»

PUB

Com os olhos postos nos mercados internacionais, os Gift apresentam o novo álbum com um concerto em Madrid, a 7 de Maio, e atravessam o Atlântico em Junho para espectáculos em Nova Iorque e no Canadá. Até lá, a banda percorrerá Portugal com uma série de showcases até meados de Abril.

31 de Março, 22h00 - Fnac Coimbra

1 de Abril, 15h00 - Fnac Chiado

1 de Abril, 21h30 - Fnac Colombo

2 de Abril, 17h00 - Fnac Cascais Shopping

3 de Abril, 15h00 - Fnac Almada

3 de Abril, 19h30 - Fnac Vasco da Gama

6 de Abril, 19h30 - Worten Dolce Vita Antas

8 de Abril, 18h00 - Fnac Sta. Catarina

8 de Abril, 22h00 - Fnac Norte Shopping

9 de Abril, 17h00 - Fnac Gaia Shopping

9 de Abril, 22h00 - Fnac Mar Shopping

15 de Abril, 19h30 - Worten Fórum Sintra

PUB

Últimas