Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista: Dave Matthews fala do novo disco

Relacionados

Músico recordou ainda a estreia em Portugal, em 2007, e falou da morte do saxofonista LeRoi Moore

Foi com quase três horas de espectáculo que a Dave Matthews Band encerrou a terceira edição do festival Optimus Alive. O concerto serviu de apresentação ao novo álbum editado este ano e que tem o curioso título de «Big Whiskey and the GrooGrux King».

«"GrooGrux" é uma alcunha criada pelo meu saxofonista, o meu baterista e outros músicos antes da formação da banda. Quando alguma coisa é fixe ou quando eles gostam de uma música, dizem que é "GrooGrux" (...) e a alcunha pegou ao nosso saxofonista. O nome dele, LeRoi, significa "o rei" ("King") em francês, e então chamávamos-lhe "GrooGrux King"», explicou Dave Matthews em entrevista ao IOL Música.

PUB

Quanto ao «Big Whiskey», o nome surgiu depois de um encontro com um pedinte em Nova Orleães, onde a banda gravou o novo trabalho.

«Ele estava a tocar harmónica e a pedir dinheiro às pessoas. Até era bom, só que depois dizia: "Preciso de um whiskey grande (big whiskey)".»

Tributo a LeRoi Moore

O novo disco surge em memória de LeRoi Moore, saxofonista falecido em 2008, e um dos membros fundadores da banda.

«Se ele tivesse morrido há três anos, acho que a banda não teria sobrevivido. Tocámos no dia em que ele morreu (...) e isso era o que tínhamos de fazer. A grande conquista dele, e a nossa grande conquista, era a banda. Temos muitas saudades do nosso amigo, mas se ele estivesse a ver-nos, ficaria muito chateado se desistíssemos», comentou o músico nascido no África do Sul.

Rob Cavallo foi «a força condutora»

«Big Whiskey and the GrooGrux King» contou com a produção de Rob Cavallo, o responsável por discos dos Green Day, GooGoo Dolls e My Chemical Romance.

PUB

«O Rob foi uma espécie de força condutora que nos guiou. E não interferia se tudo estivesse a fluir. Ele deixava as coisas acontecerem. Foi óptimo estar em estúdio com ele e não consigo imaginar em voltar ao estúdio com outra pessoa senão ele», afirmou.

Estreia em Portugal deu novo alento à banda

A actuação no Optimus Alive!09 foi a segunda da banda no nosso país. Em 2007, a estreia aconteceu num Pavilhão Atlântico completamente cheio e veio dar um novo alento à carreira da Dave Matthews Band.

«Esse concerto em Portugal foi uma parte muito específica desse renascimento da banda. Foi nessa altura que a banda voltou a acordar. E o que mais me surpreendeu foi o quão caloroso o concerto foi, o público estava ao rubro. Foi óptimo.»

Vê aqui o vídeo da entrevista com Dave Matthews:

PUB

Relacionados

Últimas