Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gastam quase 3 mil milhões em compras

Despendemos mais 300 milhões de euros que no ano passado

Os portugueses gastaram 2,58 mil milhões de euros em compras e um valor médio de 44 euros, entre os dias 1 e 26 de Dezembro deste ano, de acordo com os dados da SIBS. Em montante total, os gastos superaram em cerca de 300 milhões os do ano passado (2,3 mil milhões), mas o valor médio foi inferior a 2008 (45 euros).

No mesmo período, foram efectuados nos 31 milhões de levantamentos no valor de 2,13 mil milhões de euros nas caixas Multibanco. O valor médio levantado por dia foi de 68 euros.

PUB

Máximo registou-se no dia 23

Só no dia 23 de Dezembro, no conjunto das redes Multibanco de terminais de pagamento e de caixas automáticos, foram efectuadas mais de 6,8 milhões de operações, movimentando um valor total superior a 380 milhões de euros. Neste dia, registou-se o máximo do mês de Dezembro em número e valor dos levantamentos efectuados. O número de operações ascendeu a 3,3 milhões de operações com um valor total de 126,72 mil milhões de euros.

Neste mesmo dia foram batidos os recordes históricos da rede de terminais em número e valor de compras realizadas. O número de compras efectuadas nos terminais ascendeu a 3,5 milhões operações representando um total de 166,39 mil milhões de euros. O valor médio das compras neste dia foi de 48 euros.

No dia 24 de Dezembro, apesar de no final do dia se registar um menor número acumulado de transacções que o verificado no dia anterior, nos momentos de maior intensidade de transacções a rede registou igualmente recordes em termos de número de transacções processadas por segundo.

Entre as 10:30 e as 13:00 do dia 24 de Dezembro, o número de transacções processadas por segundo esteve sempre acima de 150, chegando mesmo a atingir 175, ou seja, mais do que o dobro do habitual. «Num dia comum os momentos de maior concentração raramente ultrapassam as 80 transacções por segundo e só muito episodicamente atingem as 100 transacções por segundo», adianta a SIBS.

PUB

Últimas