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Pinto Luz diz que NAV garantiu condições para aumentar voos em Lisboa

Novo sistema da NAV de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa, Point Merge, que pode reduzir atrasos, entrou em operação na quinta-feira, após negociações com a Força Aérea e um investimento de dois milhões de euros

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse que a NAV Portugal garantiu ter condições para aumentar a capacidade do aeroporto de Lisboa dos atuais 38 para até 50 movimentos por hora.

“A NAV Portugal reúne as condições para aumentar a capacidade de processamento de movimentos para 50 movimentos por hora [no aeroporto de Lisboa]”, disse hoje o ministro das Infraestruturas e Habitação, na Assembleia da República, no debate sobre política setorial.

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O governante referia-se a uma garantia dada pela NAV, prestadora de serviços de tráfego aéreo, num memorando em resposta a um pedido do Governo e assinado por três administradores, incluindo o presidente, Pedro Ângelo, e enviado ao ministério em 03 de maio.

Pinto Luz respondia às questões do deputado socialista Hugo Costa, sobre o anúncio feito pelo Governo, na terça-feira, de que vai promover o aumento da capacidade do Aeroporto Humberto Delgado para 45 movimentos por hora.

O deputado do PS, tal como já tinha feito o secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos, no debate quinzenal, na quarta-feira, perguntou ao ministro em que estudos se baseia para a decisão de aumentar a capacidade daquela infraestrutura, lembrando que a Comissão Técnica Independente (CTI) que fez a avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto afasta aquele aumento do número de voos.

O ministro vincou que o Governo “não toma decisões de ânimo leve” e apontou que “quem tomou esta decisão [NAV]” não foi alguém por si nomeado.

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O novo sistema da NAV de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa, Point Merge, que pode reduzir atrasos, entrou em operação na quinta-feira, após negociações com a Força Aérea e um investimento de dois milhões de euros.

Embora espere que o novo sistema contribua para a redução dos atrasos no aeroporto de Lisboa, a NAV realçou que isso não depende apenas do espaço aéreo, mas sobretudo da infraestrutura, salientando que, em 2023, o contributo do controlo de tráfego aéreo para os atrasos nos voos foi de 10%.

O sistema Point Merge foi apenas testado para Lisboa e esteve a ser trabalhado numa altura em que se perspetivava uma solução aeroportuária dual com Portela + Montijo, para se aumentar gradualmente a capacidade do sistema aeroportuário de Lisboa de 44 para 72 movimentos por hora (46 em Lisboa, dois em Cascais e 24 no Montijo).

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