Já fez LIKE no TVI Notícias?

Feira das vaidades: os dez iates mais luxuosos do mundo

Relacionados

Milionários exibem palácios flutuantes em tempo de crise

Pode até ser verdade que a actual crise económica, com origem no mundo da alta finança, afectou mais os ricos do que as outras. Mas ainda assim, muitos milionários parecem estar indiferentes à recessão mundial. E prova disso são os fabulosos iates em que passeiam nos tempos livres.

O líder deste hobby é o russo Roman Abramovich, que, sozinho, detém três dos iates mais luxuosos do mundo. Um deles, o Pelorus, está avaliado em cerca de 300 milhões de dólares. Tem quase 115 metros e foi construído em 2003.

PUB

O dono do Chelsea é ainda proprietário do Eclipse que, de acordo com as informações que circularam no mercado, terá custado cerca de 500 milhões de dólares. O «modesto» navio conta com 155 metros e está já equipado com um sistema próprio de defesa anti-míssil, de natureza militar.

Na lista dos iates mais luxuosos está ainda o Octupus, de Paul Allen, co-fundador da Microsoft. Avaliado em 200 milhões de dólares, tem quase 126 metros. Mas este empresário não se fica por aqui. É ainda dono do Tatoosh, de 300 milhões, nove anos de idade e quase 92 metros.

200 milhões vale também o iate partilhado entre Larry Ellison (Oracle) e David Geffen (indústria discográfica), o Rising Sun, exibe 138 luxuosos metros.

Valor mais modesto tem o Le Gran Bleu, de Eugene Shivdler: 150 millhões de dólares. Mas a cavalo dado, não se olha o dente. É que este navio, originalmente construído em 2000 para o empresário norte-americano John McCaw Jr., foi depois comprado por Roman Abramovich, que ofereceu esta preciosidade de quase 113 metros ao seu parceiro de longa data no negócio de petróleo.

PUB

O Mirabella V, de Joe Vittoria, avaliado em 50 milhões de dólares, também está no top. O antigo presidente executivo da Hertz e da Avis usa este barco para concretizar um sonho de criança: actualmente, ele é usado como um charter, para fins comerciais, cobrando 250 mil dólares por semana.

Também o Attesa IV, de Dennis Washington (das Washington Companies) vale 50 milhões de dólares. Construído em 1997 e com 92 metros, este navio já arrecadou vários prémios em concursos.

Abaixo dos 50 milhões (45 milhões), só mesmo o Limitless de Leslie Wexner, fundador da Limited Brand. Este navio, de 1997, conta com 96 metros.

O mais barato do top, com «apenas» 37 milhões de dólares, é o Starfire, de Carl Icahn. O milionário que trabalha com hedge funds colocou o seu iate de 54 metros à venda no ano passado.

Fora do top 10 há muitos outros exemplos. Um deles é Andres Piedrahita, o maior accionista da Fairfield Greenwich, que acaba de comprar um iate de 30 milhões de dólares. Uma compra feita depois de ter extraído milhares de milhões de dólares do esquema Ponzi protagonizado por Bernard Madoff, que constituiu a maior fraude financeira de todos os tempos.

PUB

Relacionados

Últimas