Já fez LIKE no TVI Notícias?

CIP defende adiamento do TGV por 10 anos

Presidente da CIP diz que Porto está «mal servido em termos de transportes». Problema deve ser resolvido com «um melhoramento da linha ferroviária actual»

Francisco Van Zeller defendeu esta quinta-feira o adiamento da ligação Lisboa-Porto em TGV por 10 anos, devido a grave crise que se vive.

CIP quer reforma aos 60 anos sem penalizações

PUB

Durante a conferência de imprensa de apresentação de um pacote de 60 medidas para «Vencer a Crise e Preparar o Futuro», o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) garantiu que «não há nenhuma contribuição económica do TGV». Por isso, o «adiamento, é o que faz mais sentido. Pelo menos 10 anos», atirou.

O responsável admitiu, ainda assim, que no caso da ligação Lisboa-Madrid «o investimento tem de ser feito à luz dos compromissos internacionais», mas não para já.

Governo de coligação seria «mais útil»

Aos olhos de Van Zeller «o Porto está mal servido em termos de transportes». Uma problema que, segundo o presidente da CIP, pode ser resolvido com um melhoramento da linha ferroviária actual, com um aumento das frequências e com menos tempos de viagens.

Quanto ao aeroporto, em Alcochete, Van Zeller disse apenas que «deveria ser feito de uma forma faseada e que deverá ser concebido para ser «um centro de lucro e não de custo para as gerações futuras».

PUB

Últimas