Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia portuguesa interrompe tendência positiva em Agosto (Act.)

A economia portuguesa está a dar alguns sinais de evolução negativa e, depois de quatro meses de crescimento, deixa antever uma desaceleração que deverá chegar no segundo trimestre do ano que vem.

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para Portugal caiu 0,8 pontos em Agosto para os 93 pontos. Já a taxa de variação a seis meses, que pretende antecipar com nove meses de antecedência os pontos de viragem do ciclo económico, registou uma queda de 0,02% em Agosto.

Mas as más notícias não são apenas para Portugal, a economia da Zona Euro e da própria União Europeia estão também a dar sinais de abrandamento.

PUB

Segundo o indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimentos Económicos (OCDE) para o mês de Agosto, deu-se uma subida de apenas 0,1% em ambas as áreas, passando o índice para os 105,6 pontos nos Doze e para os 105,9 pontos na União.

De resto, as perspectivas para os próximos tempos também não são muito mais animadoras. O indicador que mede o crescimento a seis meses registou igualmente uma desaceleração, tanto para a área da moeda única como para o conjunto dos 25.

Igualmente, para o conjunto das economias da OCDE o indicador revela uma «performance fraca» no mês de Agosto, com uma subida de apenas 0,1% até aos 103,8 pontos. A taxa de crescimento a seis meses fica-se pelos 2,6%, o sétimo abrandamento consecutivo.

PUB

Últimas