Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT/TVI: «Formalmente, Governo não foi avisado»

Relacionados

Sócrates remete esclarecimentos para Henrique Granadeiro

O primeiro-ministro voltou esta quarta-feira a reiterar não ter tido conhecimento prévio dos planos da PT para adquirir parte do capital da Media Capital, dona da TVI, pelo menos não formalmente.

«Do ponto de vista formal, o Governo nunca foi informado», adiantou José Sócrates aos jornalistas, à saída do debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2010.

PUB

Sócrates diz que nunca deu orientação à PT sobre TVI

A PT comunicou ao mercado, no dia 23 de Junho de 2009, a sua intenção de adquirir parte do capital do grupo de media. Um dia depois (dia 24), José Sócrates esteve na Assembleia da República, para o habitual debate quinzenal, e assegurou aos deputados não ter tido qualquer conhecimento prévio do negócio. Os deputados acusam agora José Sócrates de ter mentido.

As dúvidas surgem na sequência de declarações de Henrique Granadeiro sobre esta matéria. Dois dias depois do anúncio ao mercado, dia 25 de Junho, o presidente da PT afirmou à Lusa que o Governo não fora informado dos planos da PT. «Eu, presidente do Conselho de Administração da PT, confirmo-lhe formalmente que não propus, nem informei, nem dei conhecimento a nenhum membro do Governo, nem pessoalmente, nem por escrito, nem por telefone, de qualquer iniciativa da PT na direcção da Media Capital», afirmou.

PUB

José Sócrates lançou mão da citação de Granadeiro para convencer os deputados de que não tivera de facto conhecimento do negócio antes de o mesmo ter sido anunciado publicamente. «Estive com o presidente da PT na quinta-feira (25 de Junho) à noite, num jantar, e foi a primeira vez em que me falou desse assunto», assegurou o primeiro-ministro.

Confrontado pelos jornalistas com declarações contraditórias de Henrique Granadeiro, em entrevista ao «Diário Económico», onde afirma ter dado conhecimento ao Governo dos planos da empresa para entrar na Media Capital, e questionado se estava a desmentir estas declarações, o primeiro-ministro remeteu esclarecimentos para o próprio Henrique Granadeiro.

Reduzir salários dos políticos? PM ofereceu o seu

«Viabilizar OE é um acto de responsabilidade»

PUB

Governo vai discutir actualização do PEC com partidos

Recorde-se que esta quarta-feira o presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom diz que não recebeu nenhuma instrução do Governo para comprar a TVI, garantindo que a decisão foi sua e do CEO da PT, Zeinal Bava.

Em declarações ao «Diário de Notícias» e «Diário Económico», Granadeiro admitiu, porém, ter informado o primeiro-ministro sobre o comunicado da PT enviado à CMVM a dar conta da intenção de compra. «A única vez que falei com o primeiro-ministro sobre este assunto foi para lhe transmitir que iríamos enviar um comunicado à CMVM a anunciar que estávamos a estudar a compra de uma participação na TVI».

Quanto às escutas divulgadas pelo jornal «Sol», o presidente da PT diz que «não sabe nem tem de saber se são verdadeiras». E sendo o responsável máximo pelas relações entre a empresa o Estado, Henrique Granadeiro adianta que não há motivos para envolver o administrador da PT Rui Pedro Soares, citado nas escutas publicadas pelo «Sol».

PUB

Relacionados

Últimas