Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado português demora o dobro dos parceiros europeus a pagar

A comunidade empresarial leva 55 dias e consumidores 40 dias

O prazo de pagamento do sector público português é dos mais elevados da Europa.

A verdade é que o Estado português tarda a pagar, em média, o dobro de dias dos seus congéneres europeus, já que demora cerca de 140 dias a efectuar os seus pagamentos, de acordo com o estudo European Payment Index 2008, apresentado esta quarta-feira pela Intrum Justitia.

PUB

Apesar de no último ano o sector público português reduzir o tempo dos seus pagamentos (de 152 dias em 2006 para 137 dias em 2008), o que é certo é que estes valores ainda contrastam com os dos países europeus, onde o tempo médio de pagamentos dos Governos é de 65 dias. A comunidade empresarial leva 55 dias e os consumidores 40 dias a pagar.

Para o Director-geral da Intrum Justitia Ibérica, Luís Salvaterra, «esta situação tem efeitos dramáticos no desenvolvimento da economia, já que põe em risco a sobrevivência das pequenas e médias empresas. A solução passa por uma boa gestão de créditos e cobranças», disse.

Programa «Pagar a Tempo e Horas» é «positivo»

Segundo o mesmo responsável, «os pagamentos efectuados rapidamente e de acordo com as condições acordadas são bons para o crescimento dos negócios e da economia».

Luís Salvaterra garantiu, ainda, que o programa «Pagar a Tempo e Horas» criado pelo Governo é «positivo», visto que as medidas tomadas «vão no sentido correcto». No entanto, admite que é essencial «ser monitorizado».

PUB

Últimas