Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado celebra empréstimos de 105 milhões para pagamento de dívidas

Relacionados

Financiamento à Região Autónoma da Madeira é de cerca de 256 milhões

A Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) celebrou, em representação do Estado, os dois primeiros contratos de empréstimo ao abrigo do Programa «Pagar a Tempo e Horas», nomeadamente com a Região Autónoma da Madeira e com a Câmara Municipal da Covilhã, num valor total de 104,6 milhões de euros.

Estes empréstimos complementam os que os dois mutuários já haviam contraído com instituições de crédito, informa o Ministério das Finanças e da Administração Pública em comunicado.

PUB

Recorde-se que o «Pagar a Tempo e Horas» prevê que o financiamento total obtido por cada mutuário é composto por dois empréstimos, um a conceder por instituições de crédito, correspondendo a 60% do total, e o outro pelo Estado, que corresponde ao restante.

Nestes contratos concedidos ao abrigo do mesmo programa, os mutuários comprometem-se a destinar as verbas obtidas ao pagamento de dívidas a fornecedores, no prazo de 30 dias subsequentes ao desembolso das verbas.

Adicionalmente, através dos contratos firmados com a DGTF, são estabelecidos aos mutuários objectivos plurianuais de redução dos prazos de pagamento a fornecedores, aos quais estão associados incentivos, por via das taxas de juro praticadas.

Quase 80% dos financiamentos previstos foram formalizados

Assim, o total dos financiamentos já formalizados, nos quais se incluem os dois empréstimos que estes dois mutuários obtiveram de instituições de crédito, ascende a cerca de 261 milhões de euros, ou seja, 78% do total dos financiamentos previstos no «Pagar a Tempo e Horas».

O financiamento total à Região Autónoma da Madeira é de cerca de 256 milhões de euros.

Além disso, a DGTF aceitou 36 candidaturas elegíveis para os financiamentos ao abrigo do Programa, num valor total de 335 milhões de euros, dos quais 134 milhões serão financiados directamente pela DGTF.

PUB

Relacionados

Últimas