Já fez LIKE no TVI Notícias?

Inapa reduz risco em 5,5 mil milhões de euros

Com devolução das cartas de conforto

A Inapa reduziu o risco em 5,5 milhões de euros, com a devolução das cartas de conforto pela Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM) e do BES, que serviam de garantia a financiamentos da Papelaria Fernandes.

A Inapa comunicou esta segunda-feira que as duas instituições financeiras «procederam agora à devolução das cartas de conforto à Inapa-Investimentos, Participações e Gestão, acto pelo qual põem termo às responsabilidades que esta mantinha perante si ao abrigo de tais cartas».

PUB

«A Inapa tem agora menos 5,5 milhões de euros de risco», disse à agência «Lusa» o presidente executivo da empresa, José Morgado.

As referidas cartas foram emitidas pela Inapa quando esta era accionista maioritaria da Papelaria Fernandes e necessitava de garantias para obter financiamento, dado que não tinha «rating» de crédito suficiente, esclareceu José Morgado.

As cartas de conforto foram «emitidas em favor da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo e do Banco Espírito Santo para garantia de responsabilidades até a um máximo de 5.500.000 euros», refere o comunicado divulgado esta segunda-feira.

Entretanto, a Inapa deixou de deter participação na Papelaria Fernandes, pelo que solicitou que um accionista assumisse a garantia, referiu José Morgado.

O presidente executivo da Inapa adintou que, a empresa ter constituído provisões no montante das garantias dada, a exlusão deste risco permite à sociedade ficar numa situação mais confortável para avançar com o plano estratégico.

PUB

Últimas