Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sexo fora do comum

«Tudo o que sempre quis saber e nunca ousou perguntar». Livro sem tabus

A diferença entre a fantasia sexual «fora do comum» e os comportamentos sexuais que podem ser prejudiciais é amplamente explicada no livro «Minorias eróticas e Agressores Sexuais», do psiquiatra Afonso de Albuquerque. A obra foi lançada, esta sexta-feira, em Lisboa.

«Na verdade, a maioria de nós já experimentou fantasias sexuais fora do comum ou já tentou mesmo alguma prática sexual considerada atípica», escreve o autor. No entanto, o psiquiatra que acompanha Carlos Silvino, o principal suspeito do processo Casa Pia, explica que estes comportamentos apenas são preocupantes quando dominam «totalmente a nossa vida erótica».

PUB

A obra aborda praticamente todas as formas de satisfação sexual, explicando e dando exemplos de como o comportamento sexual pode ser condicionante no dia-a-dia. Mesmo quando falamos de parafilias (estímulos sexuais pouco usuais, que podem ser considerados um problema médico) não agressivas.

O livro relata alguns casos de pacientes que procuraram ajuda nas consultas de sexologia. «A maior parte dos doentes que temos vem até nós através do sistema judicial ou porque as famílias os "obrigam"», explicou ao PortugalDiário Afonso de Albuquerque.

O psiquiatra adianta ainda que os casos que carecem de tratamento podem obter bons resultados, desde que haja motivação. «A maior parte não quer verdadeiramente mudar. Mas os que têm uma motivação, que não seja exterior, conseguem melhorar», adiantou.

PUB

Últimas