Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo investe 10,9 milhões na construção de portos no Algarve

O governo destinou 10,9 milhões de euros, com fundos comunitários e nacionais, à construção de novos portos de pesca ou requalificação de estruturas já existentes no Algarve, plano que deverá estar concluído até final de 2008.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas explica que, ainda no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, vão ser construídos «a breve prazo» dois novos portos de pesca nas localidades de Santa Luzia e Cabanas, no Concelho de Tavira.

Estas infra-estruturas portuárias representam um investimento de 1,6 milhões de euros.

PUB

Também os portos de pesca de Quarteira e Albufeira irão ser alvo de obras de remodelação, recuperação e construção de infra-estruturas terrestres para «beneficiar a qualidade e segurança dos serviços prestados aos pescadores» através de um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros, diz a «Lusa».

O Ministério liderado por Jaime Silva junta ainda na aposta na modernização das estruturas de apoio à actividade dos pescadores o investimento de 2,7 milhões de euros já aprovado para a construção de outros dois novos portos de pesca na Culatra, concelho de Faro, e Arrifana, concelho de Aljezur.

Com estes investimentos em novas construções e melhoria de infra-estruturas, «o governo dá um sinal claro da aposta num sector fundamental para a economia portuguesa».

Nestes casos trata-se de «elevar, no Algarve, os patamares de segurança que actividade pesqueira exige» ao melhorar a qualidade dos serviços de apoio à pesca costeira e «proporcionar todas as condições técnicas» indispensáveis no mercado comum de pesca.

O governo pretende assim que os produtos de pesca nacionais se tornem mais competitivos, salientando que o aumento da competitividade da frota pesqueira nacional e a melhoria da qualidade dos resultados do sector são suas prioridades.

As obras de construção e requalificação dos portos de pesca deverão estar concluídas até ao final de 2008.

PUB

Últimas