Já fez LIKE no TVI Notícias?

OPEP responsabiliza taxas europeias pela alta dos combustíveis

Relacionados

Organização vai tomar decisões para equilibrar o sistema a 09 de Setembro

O presidente em exercício da OPEP, Chakib Khelil, responsabilizou esta segunda-feira as elevadas taxas europeias, a crise dos Estados Unidos e a ameaça norte-americana ao Irão pela actual alta do preço dos combustíveis nos mercados internacionais, diz a «Lusa».

Chakib Khelil, que também é ministro da Energia da Argélia, fez estas declarações aos jornalistas à margem dos trabalhos da II Cimeira Luso Argelina.

PUB

Segundo este responsável argelino, na reunião de 09 de Setembro próximo, a OPEP fará uma análise detalhada à situação do mercado internacional e tomará decisões «para equilibrar o sistema».

«Neste momento, parece-nos que os stocks estão a níveis aceitáveis, que não há um problema de produção, mas que se verifica uma problema, isso sim, de comercialização», afirmou.

De acordo com o responsável, «os principais problemas colocam-se por causa da actual crise económica e financeira dos Estados Unidos, com a consequente descida sistemática do dólar, e a ameaça militar ao Irão, que aumentou a tensão geo-política».

Para justificar a sua tese o ministro argelino insistiu que, durante a última semana, em que o dólar se fixou em 1,54 por euro «e em que houve estabilidade política internacional», o preço do crude nos mercados internacionais caiu dos 135 dólares para a cada dos 120.

PUB

Relacionados

Últimas