Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia vai piorar na Zona Euro

Bruxelas revê em baixa retoma económica e antecipa recuo nos países da moeda única

A Comissão Europeia reviu em baixa esta quinta-feira as previsões de crescimento para a Zona Euro e para a União Europeia, antecipando um recuo de 0,3 por cento no espaço monetário e uma estagnação na União.

Comparativamente às anteriores projeções, publicadas em novembro, Bruxelas retira 0,6 pontos percentuais às estimativas de crescimento para a União Europeia (antecipava então um ténue crescimento de 0,6 por cento) e 0,8 pontos ao crescimento na Zona Euro, que antecipava de 0,5% para este ano.

PUB

Entre os Estados-membros há dados muito diferentes: as revisões em baixa mais profundas foram feitas para a Estónia, Espanha, Grécia, Itália e Holanda. Pelo contrário, Alemanha, França, Áustria, Eslováquia, Dinamarca, Polónia e Reino Unido mantiveram as suas previsões praticamente inalteradas (ou revistas em menos de 0,25 p.p.).

Em sentido oposto estão alguns dos novos estados-membros, que apresentam um rápido crescimento, como é o caso da Polónia (2,5%) e a Lituánia (2,3%).

De acordo com o executivo comunitário, a inesperada estagnação na retoma económica nos finais de 2011 deverá prolongar-se durante a primeira metade deste ano, mas prevê-se todavia «um crescimento moderado» no segundo semestre do ano, pelo que, apesar de uma «recessão moderada», há sinais de estabilização.

«Apesar de o crescimento ter estagnado, estamos a assistir a sinais de estabilização na economia europeia. O sentimento económico ainda se encontra em níveis baixos, mas o stress nos mercados financeiros está a aliviar», comentou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

PUB

Inflação na Zona Euro

Quanto à inflação, Bruxelas estima que, na Zona Euro, esta se situe nos 2,1% este ano, menos duas décimas que o valor apontado para a União Europeia.

«A projeção da inflação para 2012 foi revista ligeiramente em alta» em comparação com as previsões de outono.

PUB

Últimas