Já fez LIKE no TVI Notícias?

China: existem sinais de recuperação económica

Relacionados

País «não pode salvar o mundo nem sobreviver sem o mundo»

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse hoje que a economia chinesa mostrou, no primeiro trimestre deste ano, alguns sinais positivos antes do esperado, devido ao plano de estímulo económico adoptado em Novembro passado.

Wen Jiabao mostrou-se, no entanto, prudente, quando em entrevista ao diário Chine Daily disse que «a China não pode salvar o mundo nem sobreviver sem o mundo», refere a Lusa.

PUB

O dirigente chinês considerou como sinais positivos que o consumo interno tenha aumentado de forma sustentável e o investimento em activos fixos tenha crescido a bom ritmo nos 3 primeiros meses do ano.

Ao mesmo tempo, as importações e exportações registaram um ligeiro aumento mensal nesse período, apesar de terem diminuído em termos anuais.

Estes indicadores são um sinal de que alguns sectores e empresas chinesas estão em processo de recuperação gradual, adiantou o primeiro-ministro, acrescentando que o índice de compras e de confiança empresarial também aumentaram.

Apesar dos sinais positivos, Wen reconheceu que o seu país, terceira potência do mundo em termos de PIB (produto Interno Bruto) enfrenta graves dificuldades devido à contracção da procura externa dos seus principais clientes: Estados Unidos, União Europeia e Japão.

PUB

Relacionados

Últimas