Já fez LIKE no TVI Notícias?

Amadeo Souza-Cardoso: exposição é «muito fixe»

35 mil já foram à Gukbenkian ver os quadros do português que antecipou a arte moderna

A exposição sobre o pintor Amadeo Souza-Cardoso (1887-1918) na Fundação Calouste Gulbenkian recebeu já 35 mil visitantes, sobretudo jovens em grupos escolares, que acorrem ao museu para descobrir uma obra pouco conhecida do grande público, escreve a Lusa.

As grandes «enchentes» de visitantes registam-se sobretudo ao fim-de-semana, mas, segundo fontes dos serviços da Fundação, são muitas as pessoas que circulam durante a tarde e noite na exposição, numa média de um milhar por dia.

PUB

Público de todas as idades, mas sobretudo jovens em visitas escolares, tem circulado pelas instalações da Gulbenkian de visita à maior exposição de sempre sobre a obra de Amadeo e 38 criadores portugueses e estrangeiros com quem privou, num total de 260 obras.

O visitante da exposição - inaugurada há um mês - é recebido logo à entrada por uma fotografia de grandes dimensões a preto e branco de Souza-Cardoso com a frase escrita em francês «Je Travaille» (Eu Trabalho).

Considerado um dos grandes precursores da arte moderna em Portugal, o artista viveu oito anos em Paris, onde acompanhou activamente o surgimento dos movimentos expressionista e cubista, convivendo com alguns dos artistas representados também nesta mostra.

Entre meia centena de pessoas a circular pelo espaço expositivo, mais de metade são jovens entre os 15 e 18 anos, a quem foi dada a possibilidade de conhecer a obra de Amadeo com uma visita guiada às obras de pintura, desenhos a tinta da china e escultura.

PUB

«Aquele ali está muito fixe! É simples mas está muito bom», avavalia um adolescente, falando com duas colegas de uma turma do 12º ano do Liceu de São João do Estoril.

A exposição «Diálogos de Vanguarda» vai estar na Fundação Gulbenkian até 14 de Janeiro de 2007, com um horário das 10:00 às 22:00, excepto às sextas-feiras, que se prolonga até à meia-noite, encerrando às segundas-feiras.

Esta é a primeira vez que o horário de uma exposição na Gulbenkian é alargado «de forma sistemática» devido ao grande afluxo de visitantes, cujo pico se verificou nos feriados de 01 e 08 de Dezembro.

PUB

Últimas